A dica cultural de hoje é o
documentário A costura do tempo, com direção de
Kátia Klock, realizado com incentivos da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Ele está disponível no acervo do CRC e vocês podem emprestá-lo por até cinco dias. Assistam, temos certeza que vocês irão se encantar!
A costura do tempo é um
documentário de 2012, com duração de 40 min, que, através de depoimentos, gravações e fotos antigas, resgata a história de vida da mãe de Klock - costureira desde muito jovem e designer de moda aos 60 -, da
indústria têxtil e de algumas marcas do Vale do Itajaí, como a Hering e a
camisaria Dudalina.
"Crescer dentro de um quarto de costura deixou um cheiro de algodão na minha memória. Nesse cantinho da casa, minha mãe analisa corpos milimetricamente. Ela molda, talha, costura, cria. É uma das poucas que mantém o trabalho solitário de costureira, profissão cada vez mais rara, mesmo nessas terras de tradição têxtil": é esse o ponto de partida da narrativa.
A partir de uma história particular, "A Costura do Tempo" resgata referências da indústria têxtil e do comportamento da sociedade, com imagens antigas recuperadas. O documentário também faz um recorte sobre o movimento atual da cultura da moda no Vale do Itajaí (SC) e do pensar a roupa como um artigo que está além da pele, da costura e do tempo.
O curta, ainda pincela temas como
sustentabilidade e moda como história e memória criando um diálogo com profissionais e
estudantes da área da moda.
Nos extras você encontra outro documentário: O fio da história, produzido para a RBSTV SC, que, dividido em dois episódios - entre agulhas e tecidos, e ciranda da moda - rememora histórias e ressalta mudanças ocorridas na produção do vestuário, advindas dos avanços tecnológicos e das exigências do consumidos contemporâneo.
Ele está disponível no acervo do CRC e vocês podem emprestá-lo por até cinco dias. Assistam, temos certeza que vocês irão se encantar!
0 comentários :