Irreverência, dinâmica, crítica, autoconfiança, e sede por velocidade são algumas das características dessa geração, que vem se tornando, cada vez mais, foco de estudos em diversas áreas, incluindo a moda.
A geração Z é formada pelas pessoas que possuem até 20-22 anos. Entretanto, não há um consenso para determinar a idade exata, já que estudiosos divergem à respeito: é também uma questão de atitude.
A geração Z é formada pelas pessoas que possuem até 20-22 anos. Entretanto, não há um consenso para determinar a idade exata, já que estudiosos divergem à respeito: é também uma questão de atitude.
Eles possuem essa denominação devido ao
termo “zapear”, que indica o comportamento de executar e conectar-se à várias
coisas ao mesmo tempo: Youtube, Instagram, Twitter, Pinterest, e ainda conseguir tirar uma boa selfie.
Anna Dello Russo: não nasceu na década de 90, mas se encaixa muito bem nas características da geração Z. |
São forte influência no mercado consumidor, comprando agora, com o dinheiro de seus pais, tudo aquilo que desejam, demonstrando a liberdade de escolha que já conquistaram. Porém, muito em breve, estarão gastando seu próprio dinheiro, tornando-os protagonistas das mudanças que vem ocorrendo no desenvolvimento de produtos e no marketing de moda.
Na hora da compra os jovens Zs tem exigências que não eram pertinentes a outras gerações. Estão atentos a sustentabilidade, exploram o humor ao máximo - gostam de vestir personagens, fazem críticas ao seu próprio consumismo através das roupas, brincam com as logos, - e compram muito online. Nasceram na era da fast-fashion, das infinitas possibilidades de escolha e, por esse motivo, são sedentos por novidades!
A roupa para eles é um artefato para diferenciação, na qual colocam sua personalidade e buscam se destacar do resto do mundo e passar sua mensagem: seja nas ruas, ou com milhares de likes em sua foto de look do dia.
As imagens, aliás, estão muito presentes para essa geração, que acompanha as mudanças da moda de forma instantânea pelas mídias sociais e, por essas, obtêm também uma aproximação com seus ídolos, que se tornam alvos do marketing.
As marcas, para aproximar-se dessa geração tem investido assim em novas formas de promoção de suas coleções, como o youtube e o instagram, por exemplo, que se tornam as novas passarelas pelas quais as marcas "desfilam" seus produtos.
Se você ainda não se ligou na geração Z, pare para pensar em marcas como a Moschino e em celebridades como a Cara Delevingne e as irmãs Kendall e Kylie Jenner que além estilosas, são bem humoradas e abusam das redes sociais.
E aí, você pertence a essa faixa-etária? Se identifica com o comportamento que comentamos acima? Ou então, mesmo tendo outra idade, acha que sua cabeça é totalmente Z? Conte para nós!
Na hora da compra os jovens Zs tem exigências que não eram pertinentes a outras gerações. Estão atentos a sustentabilidade, exploram o humor ao máximo - gostam de vestir personagens, fazem críticas ao seu próprio consumismo através das roupas, brincam com as logos, - e compram muito online. Nasceram na era da fast-fashion, das infinitas possibilidades de escolha e, por esse motivo, são sedentos por novidades!
A roupa para eles é um artefato para diferenciação, na qual colocam sua personalidade e buscam se destacar do resto do mundo e passar sua mensagem: seja nas ruas, ou com milhares de likes em sua foto de look do dia.
As imagens, aliás, estão muito presentes para essa geração, que acompanha as mudanças da moda de forma instantânea pelas mídias sociais e, por essas, obtêm também uma aproximação com seus ídolos, que se tornam alvos do marketing.
Peças irreverentes e com toque de humor são parte do guarda-roupa de muitos jovens Z. |
As marcas, para aproximar-se dessa geração tem investido assim em novas formas de promoção de suas coleções, como o youtube e o instagram, por exemplo, que se tornam as novas passarelas pelas quais as marcas "desfilam" seus produtos.
Cara Delevingne e sua "última camiseta limpa". |
Se você ainda não se ligou na geração Z, pare para pensar em marcas como a Moschino e em celebridades como a Cara Delevingne e as irmãs Kendall e Kylie Jenner que além estilosas, são bem humoradas e abusam das redes sociais.
E aí, você pertence a essa faixa-etária? Se identifica com o comportamento que comentamos acima? Ou então, mesmo tendo outra idade, acha que sua cabeça é totalmente Z? Conte para nós!
0 comentários :