Vetements: entenda a força da marca mais falada do momento

By | segunda-feira, julho 11, 2016 Leave a Comment
Como tudo surgiu + trabalho em grupo
A marca Vetements, que na língua francesa significa “vestuário” ou “roupa”, virou um caso de sucesso na moda. A marca foi formada em 2014, originalmente por um coletivo de oito pessoas, todos residentes de Paris, que se dividem entre design, produção, vendas e administração. Demna Gvasalia está à frente da direção criativa e também é quem fala com a imprensa, mas todas as decisões são discutidas pelo grupo até que se encontre um consenso. Demna estudou na Royal College of Art, na Antuérpia, e trabalhou com Margiela, assim como outros integrantes do grupo. Durante os horários de almoço, eles trocavam ideias que se estendiam em encontros nos finais de semana “bebendo vinho branco, fumando e conversando” e assim surgiu a Vetements. 

Todos moram em Paris e chegaram a pensar em desfilar em Londres por ser mais aberto a novos designers. Mas justamente por Paris ser um lugar conservador, abriu-se o espaço para uma cena nova aparecer.

Inspirada na cultura urbana, na internet e no dia a dia das ruas, a grife inovou dentro do ambiente conservador de Paris. O head designer da marca e hoje também diretor criativo da Balenciaga, Demna Gvasalia, comenta “há uma energia nova no ar, essa geração da garotada de 20 anos que quer as coisas de forma diferente, que não quer imitar seus pais. Agora é que Paris está ficando mais fresca.”

Em poucas temporadas, seus desfiles ficaram famosos como poucas marcas conseguem em tão pouco tempo. Essa relevância vem da combinação do que se tornou a Vetements e o espaço que ela ocupou no mercado. Em Paris, muito gira em torno das grandes marcas de luxo, uma história que pouco se renova, mas há uma turma nova interessada por algo diferente.Ainda para aumentar a importância no mundo da moda, eles foram nomeados para o prêmio da Louis Vuitton, que incentiva novos nomes no mercado, trazendo ainda mais atenção para a marca. Da coleção de Inverno 15 para cá, o número de pontos de venda quase dobrou, passando de 46 para 80 e a equipe cresceu de 8 pra 13 integrantes.






















Casting diferenciado

















Casting mistura modelos e amigos, formando um grupo bem heterogêneo, com destaque para as meninas carecas e de cabelo bem curto. Apesar de a coleção ser feminina, alguns meninos desfilaram, reafirmando o conceito sem gênero da Vetements.

Locações divertidas




Sempre usam cenários inusitados para mostrar suas coleções. Na temporada passada, desfilaram em um restaurante chinês, o Le President; no Inverno 2015, ocuparam um sex club famoso em Paris, o Le Depot. Assim, seus desfiles ganham ares totalmente novos a cada estação, potencializando a excitação em torno dele.

Design


Na roupa da Vetements, parece que algo está sempre fora do lugar, quase um erro, como se aquela roupa não fosse do seu tamanho exato. Uma atitude rebelde, eles mudam essa definição, sempre tão valorizada na moda, do que é um corte perfeito, do que tem um caimento impecável. Na coleção passada, as mangas são mais longas do que os braços, as camisas e paletós têm ombros enormes, as calças com tecido sobrando nas barras, assim como as botas, frouxas nas pernas. 

As combinações são inusitadas e estranhas, mas é essa maneira própria e fora da caixa de pensar o vestuário que traz a sensação do novo, um outro olhar para a roupa e para o estilo, que certamente encontra eco nos jovens de hoje. “Nós pegamos uma jaqueta bomber e vemos o que fazer com ela e assim pensamos em tudo”, explica Demma. Por mais que pareça conceitual, ela tem seus seguidores e seu espaço garantido no mercado. “Nosso negócio é fazer roupas que as pessoas tenham vontade de usar. Tudo o que fazemos esta à venda”.


Celebridades














Foto: Reprodução.



Celebridades como Kanye West,Taylor Swift, passando por todas as Kardashians e ainda Selena Gomez, Rita Ora e Rihanna, sua maior entusiasta.


Primeiro desfile na Semana de Alta-Costura de Paris


Desfile da Vetements na PFW 2017


  Semana passada, aconteceu em Paris a temporada de verão 2017 da semana de moda de Alta-Costura, e com ela, o primeiro desfile couture da Vetements.

Além do fato da grife ter o DNA de streetwear, que contrasta com o resto das marcas couture, a marca fez algo que entrará pra história da moda: uma série de parcerias ao mesmo tempo, e ainda por cima com grifes de moda esporte e casual. Pense em jumpsuit de veludo da Juicy Couture, peça jeans da Levi’s e camisa social da Comme des Garçons. 

A lista continua, incluindo parcerias com a Reebok, Dr. Martens e, a referência máxima em sapato de luxo, Manolo Blahnik, que assina as botas de cano alto altíssimo da coleção. Mas o grande feito da grife, é a sua praticidade em resolver questões financeiras e estratégicas. Exemplo: a equipe da Vetements teve pouco tempo pra preparar a coleção, pois decidiu antecipar toda a produção pra desfilar em julho em vez de outubro, por conta dos compradores de lojas de departamento e multimarcas que têm mais dinheiro pra pinçar roupas em plena semana de moda de alta-costura.


Alta-costura verão 2017 da Vetements. Na look à esquerda, as botas Manolo Blahnik que sobem até a cintura da modelo  (Foto: Reprodução/ Instagram)









Foi pensando na falta de mão de obra pra fazer a coleção que Demna decidiu lançar uma série de parcerias com marcas que conversam com o estilo da Vetements.


Demma Gvasalia, um dos únicos integrantes da marca que aparece nas mídias.




Além disso, outra coisa que chama atenção na grife é o método coletivo de trabalho, no qual os integrantes discutem e decidem o rumo da marca juntos. “É muito divertido, pois nós somos muito diferentes e cada um tem sua opinião. É um brainstorm constante, e nunca negativo, pois somos muito apaixonados pelo que fazemos”, explica Gvasalia.

Nós adoramos a Vetements, essa desconstrução é fascinante! O que acham? Comentem e fiquem atentos no nosso blog!


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