Ela pode ser polĂŞmica, crĂtica, engraçada, inspiradora...
Não tem jeito: a moda, em suas inúmeras facetas, vez ou outra se vê diante de situações
controversas. Por fazer parte do nosso cotidiano, o vestuário há muito deixou
de ser usado apenas para cobrir o corpo e se transformou em instrumento de
comunicação. Seja para demonstrarem estilo pessoal, crença ou ideologia,
pessoas e marcas se utilizam das roupas como forma de expressĂŁo.
Propositalmente ou não, todas as peças ou combinações delas (looks) que usamos
no dia a dia estĂŁo repletas de mensagem a quem nos observa, e denuncia um pouco
do que somos.
Nesse contexto, dois casos recentes se destacam. Melania
Trump, primeira dama dos EUA, se envolveu numa polĂŞmica ao usar um casaco estampado
nas costas
com os dizeres "eu realmente
nĂŁo me importo, vocĂŞ se importa?". Tranquilo, nĂŁo fosse a triste escolha
para a ocasiĂŁo de uso: ela estava embarcando para o Texas, na tentativa de
melhorar a imagem do marido por causa da polĂtica de tolerância zero a
imigrantes ilegais, que tem separado crianças de seus pais. Por questões óbvias
ela foi extremamente criticada nas redes sociais.
Já no Brasil, a marca Cavalera
apresentou na coleção atual uma camiseta estampada com uma sátira a Jair Bolsonaro,
pré candidato à presidência da república. Na imagem, ele é comparado ao palhaço
Bozo, sendo chamado de Bozonaro e com os nĂşmeros 66.666. Nas redes sociais vem
circulando um vĂdeo com uma pessoa mostrando a camiseta na vitrine, o que tem
causado uma enxurrada de comentários prós e contras à atitude da marca, que
afirma que a peça está esgotada em todas as lojas.
Tratada como frĂvola e sem
importância por muitos, a moda - no centro das atenções - gera debates
acalorados. Mas são fatos como esses que demonstram a força e o poder de
alcance que ela tem. Independente de opiniões cabe a nós, como profissionais e
estudiosos da área, enxergar a beleza do fenômeno social que a moda representa.
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