Bordado de Guimarães

By | quinta-feira, julho 28, 2016 Leave a Comment
Mais notícias de Guimarães pelo nosso querido professor Ronaldo Vasques! Desta vez, ele nos contou como foi participar da oficina de bordado de Guimarães, onde aprendeu vários pontos, sendo um bordado muito tradicional na cidade. 

O Bordado de Guimarães, que hoje se produz, é a evolução do bordado usado nos trajes rurais, desde pelo menos o final do século XIX, e que por sua vez foi influenciado pelo bordado rico do século XVIII. Hoje o Bordado de Guimarães tem características bem definidas, nos materiais, nos motivos, na gama de pontos utilizados, nas cores usadas isoladamente e na perfeição do desenho e da execução.
O que caracteriza o bordado de Guimarães, pode ser utilizadas seis cores (azul, bege, branco, cinza, preto e vermelho), e essas cores são sempre usadas isoladamente, pois umas das principais características do bordado executado em Guimarães é o uso apenas uma única cor de linha em toda a peça.
O conjugar harmonioso de um bom desenho, com o rigor e perfeição do bordado; o uso de uma única cor ao bordar; o recurso frequente a um desenho de cariz geometrizado; e o uso abundante do ponto de canutilho e de gradinha, ajudam a distinguir o bordado de Guimarães de outros bordados portugueses.

''Eu fico cada vez mais encantado com a beleza e tradição do concelho de Guimarães, eles conseguem salvaguardar toda sua história e todas as suas memórias. O bordado é um marco da cidade berço. Aqui nasceu Portugal, aqui viveu Afonso Henriques o primeiro Rei de Portugal e aqui nasceu o lindo Bordado de Guimarães" ( Professor Ronaldo Vasques/julho,2016).

Segue abaixo algumas fotos compartilhadas pelo professor Ronaldo:


Tecido de linho, ponto canutilho e pé de flor.

Ponto Veludo.

Oficina de bordado de Guimarães, localizada no centro histórico, onde nasceu Alberto Sampaio.









































Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :