De acordo com Chataignier (2006), estamparia e impressões pertencem ao âmbito de beneficiamentos, com a finalidade de tornar os tecidos mais atraentes, chamar atenção e renovar a moda.
Poá é uma padronagem de bolas espaçadas de maneira uniforme, estampado sobre tecidos e malhas em diversas formas. O tipo de aplicação dessa estampa trata-se do cilindro rotativo ou quadro rotativo, criado em 1962, que combina o sistema de rolos e o sistema de quadros. A estampagem é feita por meio de uma tela cilíndrica, de inox, e o tecido é estendido sobre uma esteira rolante. Por meio de ordens ao computador, as máquinas alimentam os cilindros com jatos de tinta que saem pelos orifícios do desenho gravado no cilindro durante o processo. A rotação dos cilindros apoiados sobre o tecido é sincronizada com a velocidade da esteira rolante, de modo contínuo (Chantaignier, 2006; Callan, 2007).
As origens do termo Polka dot (Poá) deriva vagamente da dança folclórica boêmia de mesmo nome Polka, na língua tcheca, significa mulher polonesa ou pequena mulher - tradição onde a dança foi nomeada quando alguns viajantes boêmios encontraram uma jovem polonesa realizando a dança” (Tradução nossa)
O Poá inicia sua aparição na sociedade da moda no século XX. Em sua história, um dos primeiros registros de aparição dessa padronagem foi em 1926, quando a Miss America Norma Smallwood foi fotografada usando um maiô de bolinhas. Outra apresentação importante para a consolidação do Poá como produto de moda, foi em 1928, em que a Disney lançou sua personagem Minnie Mouse usando um vestido vermelho de bolinhas e um laço combinando.
Ao longo das décadas de 1930 e 1940, as bolinhas já haviam se instituído na moda feminina, além de ser também um motivo popular em utensílios domésticos. Até a década de 1950, o novo visual sofisticado da Maison Dior dominou a moda, e o Poá atingiu seu ponto alto de popularidade. Em 1954, a coleção de alta costura do estilista Christian Dior, apresentava um elegante vestido preto estruturado com bolinhas brancas.
Na década de 1960, virou tendência quando a modelo Twiggy usou um vestido de cintura baixa, e apareceu novamente na psicodelia e na moda boêmia de 1970. Foi considerado a roupa de escritório padrão na década de 1980 e incorporou uma tendência retrô rockabilly nos anos de 1990.
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