Dês de 2013 o Centro de Pesquisas Técnicas VTT e da Universidade Aalto na Finlândia, estão desenvolvendo uma fibra semelhante ao Tencell, feita com celulose, e possuindo alta qualidade, produzido de forma mais ecológica.
A tecnologia pode ser utilizada em fibras a base de celulose (algodĂŁo, linho e viscose), mas qualquer outro material misturado com a celulose como poliĂ©ster ou acrĂlico poderĂŁo ser derretidos e reciclados para se tornarem objetos de compostos plásticos. Este processo Ă© feito por meio de um solvente iĂ´nico que ao extrair as molĂ©culas de celulose a transformam e fibras, para serem tecidas.
A vantagem disso é que o Ioncell pode-se utilizar a polpa de madeira juntamente com tecidos de algodão velhos, papéis e outros derivados da celulose que antes seriam descartados, com isso haverá a diminuição da necessidade de matérias primas virgens, criando um impacto positivo no meio ambiente.
É necessário a conscientização e união de consumidores e industrias têxteis nas práticas de reciclagem e reaproveitamento de tecidos e materiais naturais, para que a tecnologia e criação do Ioncell seja bem sucedida.
E aĂ pessoal o que acharam? Comente!
0 comentários :