Todos sabemos como funciona a nossa visão para enxergarmos as cores, que depende da quantidade de luz e comprimento da onda. Assim enxergamos os métodos de pigmentação de roupas, objetos e muitas outras coisas, mas o que não sabemos é que é possível utilizar um outro método. O mesmo método que as borboletas, as abelhas, as penas de pavão e até algumas frutas possuem
A cor Estrutural, é um efeito natural e físico presente em toda a natureza. São estruturas microscópicas que interferem em suas cores dependendo da iluminação e da reflexão da luz incidida. As cores estruturais geralmente são brilhantes, reluzentes, cintilantes ou com aparência metálica, como resultado dos processos físicos.
Graças a inúmeros estudos de biomimética pesquisadores estão desenvolvendo tecidos que utilizariam este mesmo recurso, utilizando a tecnologia microscópica é possível recriar artificialmente estas estruturas, que eram feitas em grande parte com tratamentos químicos, corantes e tingimentos, algo que hoje causa muitos impactos ambientais.
A descoberta da utilização desta tecnologia pode chamar a atenção de marcas que prezam pela sustentabilidade, sendo ainda um forte competidor entre as empresas, pois eliminam os processos do tingimento.
Vídeo que mostra como funciona a mudança de cor devido a alteração na superfície, com uma gota de álcool.
Tecidos com Cor Estrutural.
Ke-Qin Zhang, um químico de polímeros e físico da Universidade Soochow na China, criou fibras com propriedades de cor estrutural. Ele quer aplicar a tecnologia as nanopartículas do látex, podendo "tece-las", porém as fibras ainda estão em protótipos, e ainda não são fortes o suficiente para formar um tecido. Apesar disso esta tecnologia está sendo muito bem aceita, “Basicamente, você pode projetar a estrutura e obter as cores diferentes“, explica Ke-Quin Zhang. Assim as fibras de cor estrutural evitarão os problemas ambientais causados pelos corantes, e ainda não irão desbotar o tecido com as lavagens.
Esta é uma inovação que pode mudar muito sobre como os tecidos são feitos hoje.
E aí o que acharam da nova tecnologia da Cor Estrutural? Comente!
0 comentários :