Pesquisadores da universidade de Iowa, nos Estados Unidos, desenvolveram um novo material que possui semelhanças ao couro que conhecemos. Este produto sintético é feito a partir da fermentação do chá e pode ser utilizado na fabricação de bolsas, sapatos, malas e outros produtos.
A descoberta é proveniente de um estudo das colônias de bactérias e leveduras que são encontradas na kombucha (uma bebida típica do Oriente elaborada a partir de um fungo específico, fermentação do chá verde ou preto e açúcar).
Pelo fato das fibras que formam este material serem biodegradáveis, os produtos feitos a partir dele terão um ciclo de vida mais consciente e não prejudicarão o meio ambiente. As fibras são de celulose em forma de gel, uma matéria-prima biodegradável, biocompatível, não-tóxica e não alérgica, que uma vez recolhida e seca, se transforma em um produto similar ao couro.
Como sabemos, existem alguns produtos que já são feitos de couro sintético mas que não demandam muito tempo para a sua produção, diferentemente deste, que necessita de aproximadamente três a quatro semanas, um longo período, para que se desenvolva, seque e seja tratado.
O grupo de estudantes foi liderado pela professora Young-A Lee, que afirma: “Para a maioria das pessoas, a moda é uma expressão efêmera de cultura, arte e tecnologia se manifestando em forma. As empresas de moda produzem novos materiais e roupas, de estação em estação, de ano após ano, para corresponder às necessidades e desejos dos consumidores. Pense para onde esses artigos, eventualmente, irão. Eles ocuparão espaços subterrâneos enormes, como qualquer outro lixo.”
Uma descoberta importante para a área de moda não acham?
Deem suas opiniões aqui no nosso blog!
0 comentários :