O tweed é tecido em ponto sarja, e por ser feito em sua maioria de lã tem aspecto mais grosseiro e áspero. Ele também tem efeito boutonne, aquele o qual parecem bolinhas de fio perdidas por todo tecido e tem cores diferenciadas pela mistura de cores distintas de fios na sua fiação.
O nome tweed também denomina o rio que separa a Escócia da Inglaterra, que era o grande centro têxtil do século XIX e no qual, em suas margens, o tecido foi criado. Ele tornou-se um ícone do vestuário britânico no reinado de Edward VII, na época, sendo utilizado no vestuário informal, principalmente pela elite, e por ser um tecido resistente, também em atividades ao ar livre e de lazer.
Há 61 anos Coco Chanel utilizou-se do tweed para criar um clássico da moda. O casaquinho de tweed Chanel, que até então era uma peça tipicamente masculina, surgiu para trazer ao guarda-roupa feminino um novo conceito de elegância, mais descontraída, confortável e minimalista.
Os casaquinhos de tweed Chanel, handmade, são atemporais, estando na moda mesmo após anos de sua criação. Esses, tem as mais diversas padronagens, criadas a partir da inserção de fitas ou fios com diferentes efeitos, como mostrado no making off abaixo.
0 comentários :