Tecidoteca no Caderno de Extensão da Universidade Estadual de Maringá

By | quinta-feira, agosto 15, 2013 Leave a Comment

Confira na íntegra o artigo da TECIDOTECA divulgado no Sebastião - Carderno de Extensão da Universidade Estadual de Maringá.


Tecidoteca UEM: Acervo de tecidos e malhas para acadêmicos e profissionais da MODA 


Fundada em 2009, a Tecidoteca é um projeto de extensão localizada na Universidade Estadual de Maringá, no Campus Regional de Cianorte - Paraná. O projeto tem o intuito de disponibilizar um acervo de bandeiras têxteis (tecido, malha e não-tecido) para consulta e pesquisa dos acadêmicos dos cursos de Moda, Design de Produto, Engenharia têxtil, Engenharia de produção com ênfase em confecção, bem como profissionais do setor do vestuário, possibilitando o manuseio da matéria prima, com a função de entender, conservar, conhecer e organizar os têxteis como documentos para pesquisa em moda e áreas afins. E virtualmente por meio de um blog[1] e página no facebook[2] para poder alcançar pessoas interessadas, porém que não tem a disponibilidade de ir até a universidade.  
 O conhecimento, a nomenclatura e a classificação dos tecidos são de grande utilidade para o profissional de moda, visto que o tecido é a matéria prima mais usada para produção de moda. A grande variedade de tecidos e suas semelhanças mostram a importância de ter um acervo disponível para pesquisas, já que além da visualização do artigo têxtil, o manuseio deste para análise é de grande valia para um profissional na área. 
 Na tecidoteca, os usuários e as indústrias do vestuário terão acesso ao arquivo de amostras de diversos tecidos, com informações sobre suas fibras (poliéster, algodão, poliamida, linho, rami, pet, viscose e outros), encolhimento, textura, largura, peso, cores, estampas/desenho entre outro. As análises são baseadas no manuseio, corte, teste e fotos dos tecidos plano, malhas e não tecidos. Para esses testes, a Tecidoteca conta com a parceria do curso de graduação de Engenharia têxtil ofertado no Campus Regional de Goioerê (Goioerê, PR). Sendo assim, após a coleta das informações e análise no laboratório de Goioerê , é confeccionada uma bandeira têxtil com suas devidas especificações.
Atualmente temos 12 atuantes no projeto, entre eles professores e acadêmicos do curso de moda da UEM. Os encontros para a realização do projeto são semanais as quartas-feiras no período da manhã e tarde na sala 06 conjunto à Biblioteca no Campus Regional de Cianorte, na Universidade Estadual de Maringá.
Até o momento o projeto de extensão Tecidoteca teve como resultados mais vinte bandeiras têxtil e algumas publicações científicas, entre eles artigos apresentados no Colóquio de moda, o  maior congresso de moda nacional, e no Contexmod, congresso cientifico de Têxtil e Moda.  

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :