Os consumidores se questionam: o que são roupas sustentáveis?

By | terça-feira, junho 22, 2021 Leave a Comment


Fonte: Jess @ Harper Sunday/Unsplash


Segundo um estudo realizado pela empresa norte-americana Genomatica os consumidores norte-americanos têm interesse em consumir produtos sustentáveis. Porém, eles se deparam com a falta de acesso aos produtos e de informações confiáveis sobre o que faz uma roupa ser sustentável. Segundo o estudo, 55% dos 2.000 participantes, demonstraram interesse em comprar roupas consideradas sustentáveis, porém 48% não sabem onde ou como encontrar peças sustentáveis  para comprar e 42% tem dúvidas acerca do que faz as roupas serem sustentáveis.

A sustentabilidade nas roupas tem início nas ações e escolhas das marcas. Esta é composta por três pilares: o social, o econômico e o ambiental e para que uma empresa seja sustentável ela deve ter como prioridade o desenvolvimento de boas práticas nessas três áreas. Dessa forma, uma empresa sustentável deve ter condições de trabalho adequadas para seus funcionários e realizar ações de apoio a sociedade, deve cobrar um valor justo por seus produtos de forma que sejam acessíveis aos consumidores e permitam o pagamento de salários justos à seus funcionários, além de ter ações voltadas para a proteção do meio ambiente, como o uso de fibras naturais por exemplo.


Uma marca brasileira que serve como modelo é a Amaro. Em 2018 a marca lançou o projeto Amaro Cares, que tem como objetivo apoiar o meio ambiente e a comunidade. Entre as ações realizadas pela Amaro estão a compra de produtos desenvolvidos por projetos sociais em comunidades locais, jeans de fornecedores que usam menos água e a embalagem de envelope. Recentemente a Amaro também lançou uma coleção de peças fitness com poliamida biodegradável e visando o estímulo da economia circular os consumidores podem realizar “desapegos” no grupo do facebook Amaro Lovers e Desapegos que é gerido pela marca.


Com produtos que trazem menor impacto ao meio ambiente e com o objetivo de trabalhar com projetos sociais para o desenvolvimento de produtos estimulando economias locais, a Amaro demonstra a interação entre os três pilares da sustentabilidade em ação. Muitas marcas de moda atendem apenas a um desses pilares, porém diversas vezes se classificam como sustentáveis confundindo os consumidores. Empresas que fazem o uso de fibras naturais, porém tem suas peças confeccionadas por funcionários em condições análogas ao trabalho escravo não são sustentáveis. Você consegue perceber essa diferença?


Se você ficou com alguma dúvida deixa ela nos comentários.


Leia mais o estudo da Genomatica aqui.


Leia mais sobre os pilares da sustentabilidade aqui.


Leia mais sobre a Amaro Cares aqui e aqui.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :