Relações nas tendências de 1920 e 2021

By | quarta-feira, junho 23, 2021 Leave a Comment

Os anos de 1920 e 2021 estão sendo comparados no mundo da moda por conta de tendências comuns dos dois tempos. Ambos foram tempos difíceis e atingiram o mundo inteiro. Confira a baixo a moda de 1920, a moda de 2021 e suas relações. 


A década de 1920 é marcada como a segunda revolução da moda, logo após a 1ª Guerra Mundial e o início do "mundo moderno", esses fatos agilizaram grandes  mudanças na modelagem dos vestuários. Por conta da guerra houve a necessidade das mulheres trabalharem, e para facilitar seu desempenho as saias passaram a ser mais curtas, com o cumprimento acima do tornozelo. No pós guerra as mulheres continuaram a trabalhar e cada vez mais passaram a estar presentes no mercado de trabalho, e a moda acompanhou essa mudança passando a confeccionar peças com bainhas mais curtas e cinturas mais largas, vestidos de formato retangular, decotado, curto e sem mangas, e os chapéus deixaram de ser extravagantes para um formato simples de sino. 


Fonte: História da Moda

Porém, esses não são os únicos motivos para essa moda. Historiadores afirmam que o tempo voltou para trás, e uma vez que nessa década as pessoas estavam mais sensíveis e seus ideais de beleza mudaram, o modelo desejado de aparência era infantil, mulheres com pele de "porcelana", usando roupas que enganavam sua altura e peças retas. 


Fonte: História da Moda

Os homens aparentavam ter parado no tempo de sua juventude, assemelhando-se à meninos, sem nenhum pelo no rosto. A moda fez transparecer homens que aparentam não ter poder, usando roupas de corte reto, paletós mais curtos, com ombros estreitos e caídos, calças de cintura alta e tons de cores leves. Nos filmes, uma vez a figura de herói que era do pai, nesse tempo, passou para o filho, como o inocente e bom menino. 

Fonte: reprodução/Instagram @kendalljenner

Atualmente passamos por uma pandemia que afeta todo o mundo, e para maior segurança as pessoas tiveram que se adaptar ao home office. Com uma drástica mudança de rotina e costumes, passamos a usar roupas mais confortáveis, como chinelos e pantufas, peças de moletom e modelagens largas. Hoje, para apenas sair de casa ou trabalhar, grande parte da população prioriza o conforto, preferindo usar calçados baixos, tecidos mais leves e confortáveis, e em geral roupas com mais flexibilidade para se mover.
Fonte: reprodução/Instagram @camilacoelho

As tendências de moda 2021 remetem a nostalgias, romantismo e elegância. Os tons escuros foram deixados de lado, nesse tempo as pessoas buscam peças que transpareçam tranquilidade, roupas claras que não gritam aos olhos. As miçangas e outros acessórios coloridos, são peças descontraídos e marca uma era de esperança, de um mundo melhor, livre e fácil. As mangas bufantes também voltaram, transparecendo delicadeza aos looks e um toque de princesa, e as blusas Loungwear que se assemelham com o fato de ficar em casa, porém, a modelagem pode ser feita em diferentes tecidos, tornando a peça estilizada e confortável. E roupas com funções uteis, como as calças femininas com bolsos.

Guerra e pandemia, ambas situações em que houveram muitas mortes e muita tristeza, após esses acontecimentos mundiais as pessoas mudaram suas vidas drasticamente por conta das suas novas realidades, a moda os acompanhou e é um fator fundamental nessa mudança. Nos dois períodos as tendências de moda remeteram a tranquilidade, conforto e infantilidade, pois a humanidade passou por situações parecidas, sendo a principal delas a perda de pessoas queridas e a tristeza. A moda transparece o que as pessoas buscam, e ao se vestir é esse sentimento que queremos. O que queremos? Hoje, conforto e tranquilidade. 
 
Para entender um pouco mais sobre as tendências de 1920, acesse DANI NOCE e História da Moda

Para entender um pouco mais sobre as tendências de 2021, acesse L`OFFICIEL, FEBRATEX group



Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :