11° Colóquio de Moda - Lançamento de livros

By | quinta-feira, setembro 24, 2015 Leave a Comment
Dando sequência aos posts sobre o 11º Colóquio de Moda, mostramos hoje os livros lançados durante o evento. 
Na noite de quinta-feira, dia 03 de setembro, o evento foi abrilhantado com um concerto do maestro e compositor paranaense Rogério Krieger e Orquestra de Câmara
Logo após, autores de alguns livros de moda estiveram presentes para autografar e conversar com os leitores. 
O estilista Ronaldo Fraga foi a grande presença da noite, lançando seu livro Ronaldo Fraga: caderno de roupas, memórias e cróquis, sobre o qual faremos um post especial na semana que vem, aguardem!

O livro Colóquio de Moda: 10 anos contados por quem fez acontecer, de autoria da presidente do Colóquio, Maria Fátima de Mattos, e da presidente da Abepem, Kathia Castilho - a qual  estava autografando no local - , foi um dos destaques da noite. 

Dois professores do curso de Moda da UEM Cianorte, o Prof Ronaldo Salvador Vasques e a Prof ª Silvia Mara Bortoloto também estiveram presentes autografando seus livros e conversando com leitores. 
Prof ª Silvia autografando um exemplar de seu livro Indicadores de sustentabilidade e a indústria do vestuário. 
Prof Ronaldo e seu livro Indumentária e Moda: Caminhos investigativos.
Outra autora presente no local foi a Dr. em Comunicação Renata Pitombo, lançando seu livro As vestes da Boa Morte. 
Renata Pitombo autografando As vestes da Boa Morte. 



Abaixo, um pouco mais sobre alguns dos livros e, para quem não adquiriu no dia do evento, alguns links onde você os encontra para comprar online. 



Indicadores de sustentabilidade e a indústria do vestuário, de Silvia Mara Bortoloto Damasceno Barcelos e Antonio Carlos de Francisco
A sustentabilidade é uma ferramenta de diferencial entre as organizações, na qual podem desenvolver estratégias e ações mais competitivas e sustentáveis, inserindo informações importantes em suas tomadas de decisões por meio de indicadores de sustentabilidade. Entre as ferramentas mundialmente utilizadas, sendo considerada uma das mais completas em termos de indicadores é a GRI (Global Reporting Initiative), que apresenta em suas diretrizes, indicadores essenciais, adicionais e setoriais que auxiliam as organizações na geração de relatórios de sustentabilidade, com o intuito de se posicionarem diferentemente perante seus stakeholders. De acordo Prof ª Silvia " o livro poderá ser utilizado pelos alunos como fonte de pesquisa sobre normas e códigos, relações ambientais e impacto na economia." 
Você encontra ele à venda na Saraiva e na Cia dos livros

Moda e Publicidade no Brasil nos anos 1960, de Maria Claudia Bonadio
O livro traça um panorama histórico da moda e da publicidade no Brasil a partir da segunda metade do século XX, quando as grandes novidades nessa área eram os fios sintéticos e as coleções de prêt-à-porter. Assim, a Rhodia Têxtil e o líder publicitário Livio Rangan (1930-1985) são destacados pela autora como principais personagens que fortaleceram essas novas tendências. Para atrair o público, as estratégias de marketing da Rhodia nos anos 1960, associava os têxteis e as roupas de fios sintéticos com as artes e a cultura brasileiras, mais frequentemente com a música, as artes plásticas e a cor local de diversas regiões do País. Aproximar a moda produzida no país com a alta-costura internacional também contribuía para a construção da imagem de qualidade desse produto. Além disso, a Feira Nacional da Indústria Têxtil (Fenit), então principal espaço para lançamentos de moda no país, foi um dos principais suportes de divulgação dos produtos da Rhodia, que por meio de shows-desfiles unia vestidos estampados por artistas plásticos nacionais e importantes nomes da música popular brasileira e do teatro. O livro de Maria Claudia Bonadio, portanto, nos traz um novo olhar sobre o Brasil dos anos 1960, e traz à luz não apenas a moda dessa época, mas também o contexto cultural e artístico do Brasil a ela associados.
Disponível na Livraria da Folha


Tenho dito: histórias e reflexões de moda, de João Braga
Trata-se de um livro de conteúdo teórico de moda, tanto de ordem histórica quanto de ordem reflexiva, sobre diversos assuntos do universo da moda. Os quinze artigos que compõem esta edição foram publicados originalmente na revista dObra[s] entre 2007 e 2014. Contemplando temas como os
sapatos como forma de distinção social, o dandismo, brasões como símbolo de pertença e status e cinema e moda. 
Você pode comprar na Estação das Letras e Cores


As vestes da Boa Morte, de Renata Pitombo Cidreira 
Plissados, panos da costa, bordados, xales, sedas, batas, veludos e balangandãs. Esses são alguns dos elementos visuais que compõem a imagem da Boa Morte. Uma mistura de matizes, texturas e adornos que revelam a combinação harmoniosa de traços de uma religiosidade marcada por fortes tradições católicas e pelos expressivos rituais do Candomblé.  É justamente essa dimensão simbólica das vestes da Boa Morte que gostaríamos de reforçar, uma vez constatado o papel identificatório e afetivo que se efetiva através de cada peça de roupa e acessório. Simbologias partilhadas, reforçando tradições, aclimatadas ao tempo presente.
Não encontramos o livros para vender online, mas a biblioteca da UEM tem já o seu exemplar que pode ser emprestado! 

Colóquio de Moda 10 anos contados por quem fez acontecer, de Maria de Fátima Mattos e Kathia Castilho
O Colóquio de Moda comemorou 10 anos de existência. O maior evento científico de moda no Brasil, acontece anualmente deslocando-se no Brasil, sendo recebido por Instituições de Ensino que oferecem curso de Moda.
Cada um dos Presidentes do Conselho Científico Local, das 10 Instituições que receberam o Colóquio contam um capítulo desta história que reflete o ensino de moda (e todas as áreas relacionadas)  no país.
Na Estação das Letras e Cores você pode conferir quais são os títulos dos capítulos do livro e também comprar seu exemplar. 

Memórias e Museus, de Márcia Merlo
O livro apresenta o resultado de discussões realizadas por pesquisadores de artes, design, indumentária e moda, memória, museus e museologia, a partir de quatro edições do evento técnico-científico Moda Documenta. Elenca três momentos do debate em torno dos museus na contemporaneidade, abordando o conceito de museu hoje; o papel da museologia na conservação do patrimônio, da indumentária e da moda e os desafios da virtualidade. Discute ainda a problemática dos lugares da memória e do não-lugar, sendo o museu hoje o espaço de afirmação do local ou da exacerbação do global.
Adquira aqui

Indumentária e Moda: Caminhos Investigativos, de Ivana Guilherme Simili e Ronaldo Salvador Vasques 
Este livro foi concebido como um desfile de pensamentos sobre as roupas e a moda. Se há um fio condutor nas roupas-textos oferecidas para a apreciação do/a leitor/a, em cada um dos capítulos, é o de fazer pensar, o que é, afinal, a moda? Os caminhos percorridos pelos/as autores/as, como estilistas do pensamento, expõem-se nas criações dos objetos de estudos, proporcionando visões e versões da moda.
O livro do Prof Ronaldo e da Ivana está a venda na Editora da UEM

Outros livros lançados no evento, como o Moda Sustentável, de Alison Gwilt, já comentado aqui, podem ser conferidos  na página de lançamentos do site do Colóquio. Não deixem de conferir! 

Durante o Colóquio, estavam disponíveis para a compra não somente esses títulos, como diversos outros relacionados à moda e design. O Centro Acadêmico Maria Antonieta, do curso de Moda da UEM Cianorte, comprou vários livros que foram doados à biblioteca de nosso câmpus e que agora estarão disponíveis para empréstimo de professores e alunos. Vale uma visitinha à biblioteca para conferir os títulos novos! 

Alguns dos livros doados pelo CA Maria Antonieta à Biblioteca do CRC. 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :