Bandeira Têxtil 061: Azul Patriota, 82% Supermicrofibra e 18% Elastano (PUE)

By | segunda-feira, agosto 12, 2024 Leave a Comment











Dados históricos dos têxteis: Denim/Jeans (Texto completo)

A malha Córsega 3D apresenta em sua composição as tecnologias bactericida - que eliminam ou reduzem o grupo de bactérias -, e a propriedade bacteriostática- que inibem o crescimento das bactérias causadoras de odores no artigo têxtil - , proteção solar UV e microcápsulas de aloe vera.

Essas tecnologias são beneficiamentos que proporcionam ao usuário maior conforto em determinadas situações durante o uso e contato do tecido com a pele, como na prática de esportes por exemplo. Nesse contexto, as microcápsulas de aloe vera proporcionam um toque mais macio, sedoso e agradável ao tecido. Quando a peça produzida com essa tecnologia é usada, a fricção entre o tecido e a pele rompem as microcápsulas, fazendo com que o ativo da aloe vera seja liberado.

A composição da malha apresenta um maior percentual de supermicrofibra, que se caracteriza sendo ainda mais fina que a microfibra já encontrada no mercado. Apresenta propriedades como leveza, maciez, conforto, durabilidade, facilidade na lavagem, secagem rápida segundo Pezzolo (2009), e dentre outras características podem ser citadas o conforto térmico e a respirabilidade, ocorrendo pela espessura consideravelmente menor que a microfibra convencional criando, assim, espaços microscópicos que facilitam a troca de ar quente para o exterior, diminuindo o excesso de umidade e proporcionando equilíbrio térmico corporal. Além disso, a supermicrofibra apresenta em seu comportamento secagem rápida, alta respirabilidade, resistência, durabilidade e conforto térmico.

Lançada em 1992 no Brasil pela Rhodia, a microfibra foi um dos primeiros tecidos inteligentes a serem lançados no mercado, a começar pelo fato de ser um tecido aglomerado com partículas que se uniam com o calor tendo como principais características a praticidade, conforto e beleza. 

Em 1999, a Rhodia lançou o Amni Biotech, seu primeiro fio bacteriostático, após constatar que a fibra permitia que a ação se mantivesse durante toda a vida útil da peça. Oriunda de uma modificação tecnológica no DNA do fio, foi possível obter um produto final com as mesmas características já conhecidas da poliamida (PA), acrescido de função bacteriostática não migratória, isto é, sua ação se dá apenas no artigo têxtil, sem alterar o equilíbrio natural da flora bacteriana do usuário. Assim, Chataignier (2006) afirma que o Amni Biotech é o primeiro fio altamente tecnológico a ter a função bacteriostática em seu desenvolvimento. Tecidos com essas características vêm sendo utilizados no vestuário de linha esportiva, underwear, meias e com perspectiva de uso no vestuário médico-hospitalar.

A supermicrofibra é constituída com tecnologias de ponta, que oferecem uma nova categoria de tecidos, desenvolvida com o intuito de unir conforto e funcionalidade nos tecidos tecnológicos, ao ser utilizada apresenta vantagens e garante o desempenho nos produtos dos segmento esportivo, cujo os produtos se destinam a atletas de diversas modalidades, conhecidos popularmente por tecidos tecnológicos, tecidos inteligentes, tecidos high-tech ou tecidos de ponta. Tais características podem promover aumento na performance do usuário, visto que, roupas com proteção aos raios solares, microcápsulas de aloe vera, ação bactericida e anti odor tem maior eficácia do que roupas sem nenhuma tecnologia têxtil aplicada.  


REFERÊNCIAS

CHATAIGNIER, Gilda. Fio a Fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo, SP: Estação das Letras, 2006. 165 p.

DESCONHECIDO (org). O que é supermicrofibra? Conheça a tecnologia. 2018. Disponível em:

https://www.digitaletextil.com.br/blog/supermicrofibra/#:~:text=Sobre%20a%20supermicrobibra&text=A%20fibra%20foi%20desenvolvida%20para,alta%20respirabilidade%2C%20resist%C3%AAncia%20e%20durabilidade. Acesso em: 24 jun. 2024.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: história, tramas, tipos e usos. São Paulo, SP: Senac São Paulo, 2007. 324 p.


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :