Re•MODELAR 2023: Soluções para o mercado da Moda.

By | segunda-feira, outubro 09, 2023 Leave a Comment

    O re•Modelar é um programa do Sebrae/PR que objetiva preparar empresas para o mercado da indústria da moda no Brasil. Apresenta conteúdos sobre os comportamentos de consumo e as tendências em destaque, com eixos em competitividade e sustentabilidade. O propósito é instruir novos modelos de negócios, novas formas de produzir e novas formas de vender.

 

    O conteúdo do re.Modelar no ano de 2023 é a modalidade de networking, inovação e moda: um evento para empreendedores do setor da moda de Maringá e região. Ao longo do programa, foram ofertadas atividades como palestras, networking, consultorias, oficinas e capacitações. 

    O concurso foi baseado em 4 encontros, sendo 3 deles para o desenvolvimento de uma coleção com o intuito de conceder outros destinos aos materiais das indústrias têxteis que seriam descartados. Durante os encontros, os participantes escolheram os materiais que foram utilizados, confeccionaram as peças e prepararam seu pitch de apresentação.

    O objetivo do estudo realizado com mais de 200 empresas de Maringá e região, foi mensurar a produção de resíduos gerados pelas indústrias, dados estes essenciais para traçar planos para melhoria de processos, reuso e reaproveitamento de tecidos. Entendendo quanto geramos, compreendemos onde podemos potencializar processos e reduzir as perdas de matéria prima.



Faziam-se presentes acadêmicos das universidades UEM, UniCesumar, UMFG, profissionais da área, e o evento contava com os seguintes convidados:


Rodrigo Cezário

Rodrigo Design e Moda Circular, pesquisa, planeja, e constrói negócios, produtos e imagem de Moda. Somos inovação, sensibilidade, dinamismo, criatividade, profissionalismo e paixão pelo nosso trabalho. Com 20 anos de know how atuando com Moda, somos referência no que fazemos: entregar, com qualidade, a solução ideal para cada projeto.

Arlindo Grund

Esteve há doze anos à frente do programa “Esquadrão da Moda” e também estrelou o “Tenha Estilo”.

Arlindo também apresentou no Canal Sony com o programa ʻA Roupa Ideal’.

Em 2015 lançou o livro “Nada Para Vestir” com mais de 20 mil exemplares vendidos, sendo o segundo livro de moda mais vendido de 2016. Seu segundo livro “As Armadilhas da Moda” foi lançado no final de 2017. Estreou em 2019, como apresentador do reality “Prova de Noiva” no Discovery Home & Health. 


Jum Nakao

Jum Nakao é designer, diretor de criação e estilista brasileiro com ascendência japonesa. Vive na cidade de São Paulo onde se localiza seu ateliê. 

Obteve maior sucesso por conta de seu desfile ‘’a cultura do invisível’’, recebeu o título de desfile da década pelo SPFW e foi reconhecido como um dos maiores desfiles do Século pelo Museu de Moda da França. É referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo e integra acervos Internacionais de Museus de Arte e Moda.



Arlindo Grund, Rodrigo Cezário e Jum Nakao


Com a proposta de conceder novos destinos aos resíduos das indústrias têxteis (desde tecidos aos aviamentos), houve a montagem das equipes e a preparação do pitch de avaliação, referente à construção de uma coleção de 5 a 10 looks, com inserção do nome para o grupo, criação de uma procom temática inclusiva ou intercultural, perfil do público alvo, moodboard, desenhos, cartela de cores e estratégia de vendas.

A seguir o cronograma de atividades em cada encontro.


Data

Local

Horário

Atividades

26/08

Sebrae

8h às 17h30

Palestras

Apresentação da proposta do desafio

Montagem das equipes

02/09

UniCesumar

8h às 17h30

Confecção das peças

16/09

UniCesumar

8h às 20h

Finalização do trabalho

Apresentação oratória do pitch

21/09

Parque do Japão

18h30 às 22h

Abertura
Certificação e Premiação do Desafio re•MODELAR


Eram 10 equipes participantes (de 3 a 5 integrantes), e 5 empresas presentes para receber certificação do selo remodelar - selo sustentável para micro e pequenas empresas.


Abaixo anexamos alguns trabalhos dos participantes do concurso.


Grupo Pasmar -  Coleção ICLORE

Contando com 4 alunos da UEM e uma aluna da UniCesumar

Coleção com temática intercultural, folclore brasileiro, com ênfase na Iara

6 looks desenhados e 2 looks confeccionados.







Grupo Caminhos do Café

Contando com 5 alunos da UEM

Coleção com temática intercultural, subcultura do café da região de cianorte

6 looks desenhados e 2 looks confeccionados



Grupo Cálice

Contando com 1 aluna da UEM

Coleção com temática intercultural, punk no Brasil

5 looks desenhados e 2 looks confeccionados


































































Agora, algumas imagens do evento:


Exposição dos looks confeccionados.


Mesa redonda com os palestrantes convidados.


Premiação do 3º lugar - grupo Caminhos do Café.


Premiação 2º lugar - grupo Camponesa Vitoriana.


Premiação 1º lugar - grupo Cheiro de Chuva.


Premiação Re•MODELAR doado para a Tecidoteca.




Confira o depoimento de alguns participantes, alunos da UEM pr.

Julia Franco Montagnini - do grupo ganhador do 3º lugar.

"Minha experiência com o re.modelar sem dúvida foi a melhor.

Por mais que ganhemos em terceiro lugar, foi extremamente gratificante ainda por ter sido o primeiro concurso da minha vida e da minha equipe. Aprendemos muitas coisas novas e nos desafiamos a aprender o que não sabíamos, conheci profissionais incríveis da área e vou levar sempre no coração tudo que vivi naquele concurso."



Maxsuel Feliciano de Jesus - participante do grupo Iclore.


"Fiquei muito contente com a oportunidade de ter participado de um concurso de moda no 1º semestre do curso de moda, tendo em consideração que no desafio fui capaz de colocar em prática aprendizados que ainda eram teóricos para mim. Tendo em consideração que segundo a Global Fashion Agenda, a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, procurar por novos meios de reutilizar os resíduos dessa indústria faz-se necessário. Unir esse anseio à moda promove soluções que a moda contemporânea necessita. Tivemos um dia inteiro dedicado para definir a temática e o conceito da nossa coleção e já começamos a esboçar os primeiros croquis. A temática do meu grupo, entre inclusiva e intercultural, foi intercultural com foco no folclore brasileiro, mais precisamente com ênfase na Iara, dessa forma desenhamos peças que ao mesmo tempo fossem comercializáveis, esteticamente agradáveis e que remetesse a estética da famosa sereia. Voltamos a Maringá no dia 21/09 para sabermos o pódio do desafio, vimos nossa exposição com todos os nossos look e realmente foi muito gratificante ver que mesmo com apenas dois dias para fazer os looks eles ficaram prontos e foram expostos lindamente, com muita alegria a UEM ocupou o pódio e trouxe um troféu para casa. Foram dias muito caóticos, de muita correria, muito trabalho, mas também de muito aprendizado prático, muitas trocas e interações com os demais participantes o que foi muito positivo para todos que participaram e muita alegria ao ver o trabalho do qual você fez parte sendo exposto e muito elogiado por todos que olhavam."


Natani Aparecida do Bem - orientadora do concurso.

"Bom eu acredito que foi bem enriquecedor não só para mim mas para os alunos também e ao mesmo tempo foi desafiador É no sentido de eu ter que articular as orientações entre as equipes porque eram propostas diferentes, modelagens diferentes, costuras e acabamentos e partindo de uma matéria-prima que teria que ser reaproveitada, então às vezes um tecido que não tinha ourela, um tecido que tinha que fazer o encaixe diferente então assim testou muito do meu lado enquanto profissional também e não só o lado docente, então muitas vezes a maior dificuldade que eu tive foi não poder demonstrar, como eu ministro as aulas de costura dentro da universidade eu acabo sempre sempre demonstrando para que o aluno replique o processo e dentro do remodelar eu não podia fazer isso. outro ponto bem bacana de ter sido mentora e ter acompanhado a equipe da UEM tanto a vencedora quanto os outros alunos que participaram da outra equipe foi de ver o empenho e a dedicação deles frente ao desafio, eu tive dois alunos que são do primeiro ano do curso que tiveram certo conhecimento em projetos de extensão da universidade e conseguiram replicar esse conhecimento que tenha sido algo breve e poder aplicar depois em uma peça e poder fazer a execução nessa peça mesmo com pouco conhecimento que eles possuíam e no caso dos alunos da equipe vencedora que é composta por alunos do segundo ano o fato de ver o avanço deles em relação a modelagem e principalmente as questões de costura, acabamento e montagem de produto, então eu acho que foi bem bacana também questões de networking, de ver novas possibilidades para os alunos, para o curso então foi bem enriquecedor."

Maristela Gomes de Camargo - Coordenadora do curso de Moda UEM.

"Eu acho que o desafio Re Modelar foi uma experiência gratificante para os alunos que participaram. Foi um aprendizado em vários aspectos, trabalhar em equipe, passar por todas as etapas da concepção dos produtos. Ver suas próprias criações materializadas, experimentar materiais e técnicas. Vejo como um trabalho de crescimento pessoal e emocional bem como um amadurecimento em curto prazo. Fiquei muito feliz em vê que muitos alunos tiveram interesse em participar em especial aos do 1 ano. Isso instiga os a participar de outros concursos e perdem o medo de expor suas ideias, de achar não conseguem, que não são capazes. Espero vê-los no Sou de algodão e em outros concursos que surgirem. Quanto ao resultado final não me convenceu. Talvez o intuito tenha sido valorizar a inclusão social. Que foi até abordada na fala do Arlindo Grund. Mas a premiação da Equipe do 2 ano de Moda foi digna e o trabalho ficou maravilhoso. Estão de parabéns."

Confira o vídeo do Re•Modelar 2023

















 

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :