O re•Modelar é um programa do Sebrae/PR que objetiva preparar empresas para o mercado da indústria da moda no Brasil. Apresenta conteúdos sobre os comportamentos de consumo e as tendências em destaque, com eixos em competitividade e sustentabilidade. O propósito é instruir novos modelos de negócios, novas formas de produzir e novas formas de vender.
O conteúdo do re.Modelar no ano de 2023 é a modalidade de networking, inovação e moda: um evento para empreendedores do setor da moda de Maringá e região. Ao longo do programa, foram ofertadas atividades como palestras, networking, consultorias, oficinas e capacitações.
O concurso foi baseado em 4 encontros, sendo 3 deles para o desenvolvimento de uma coleção com o intuito de conceder outros destinos aos materiais das indústrias têxteis que seriam descartados. Durante os encontros, os participantes escolheram os materiais que foram utilizados, confeccionaram as peças e prepararam seu pitch de apresentação.
O objetivo do estudo realizado com mais de 200 empresas de Maringá e região, foi mensurar a produção de resíduos gerados pelas indústrias, dados estes essenciais para traçar planos para melhoria de processos, reuso e reaproveitamento de tecidos. Entendendo quanto geramos, compreendemos onde podemos potencializar processos e reduzir as perdas de matéria prima.
Faziam-se presentes acadêmicos das universidades UEM, UniCesumar, UMFG, profissionais da área, e o evento contava com os seguintes convidados:
Rodrigo Cezário
Arlindo Grund
Arlindo também apresentou no Canal Sony com o programa ʻA Roupa Ideal’.
Em 2015 lançou o livro “Nada Para Vestir” com mais de 20 mil exemplares vendidos, sendo o segundo livro de moda mais vendido de 2016. Seu segundo livro “As Armadilhas da Moda” foi lançado no final de 2017. Estreou em 2019, como apresentador do reality “Prova de Noiva” no Discovery Home & Health.
Jum Nakao
Obteve maior sucesso por conta de seu desfile ‘’a cultura do invisível’’, recebeu o título de desfile da década pelo SPFW e foi reconhecido como um dos maiores desfiles do Século pelo Museu de Moda da França. É referência nas mais importantes publicações sobre Moda e Design do Mundo e integra acervos Internacionais de Museus de Arte e Moda.
Arlindo Grund, Rodrigo Cezário e Jum Nakao |
A seguir o cronograma de atividades em cada encontro.
Abaixo anexamos alguns trabalhos dos participantes do concurso.
Grupo Pasmar - Coleção ICLORE
Contando com 4 alunos da UEM e uma aluna da UniCesumar
Coleção com temática intercultural, folclore brasileiro, com ênfase na Iara
6 looks desenhados e 2 looks confeccionados.
Grupo Caminhos do Café
Contando com 5 alunos da UEM
Coleção com temática intercultural, subcultura do café da região de cianorte
6 looks desenhados e 2 looks confeccionados
Grupo Cálice
Contando com 1 aluna da UEM
Coleção com temática intercultural, punk no Brasil
5 looks desenhados e 2 looks confeccionados
Exposição dos looks confeccionados. |
Mesa redonda com os palestrantes convidados.
Premiação do 3º lugar - grupo Caminhos do Café.
Premiação 2º lugar - grupo Camponesa Vitoriana.
Premiação 1º lugar - grupo Cheiro de Chuva.
Premiação Re•MODELAR doado para a Tecidoteca. |
"Minha experiência com o re.modelar sem dúvida foi a melhor.
Por mais que ganhemos em terceiro lugar, foi extremamente gratificante ainda por ter sido o primeiro concurso da minha vida e da minha equipe. Aprendemos muitas coisas novas e nos desafiamos a aprender o que não sabíamos, conheci profissionais incríveis da área e vou levar sempre no coração tudo que vivi naquele concurso."
Maxsuel Feliciano de Jesus - participante do grupo Iclore.
"Fiquei muito contente com a oportunidade de ter participado de um concurso de moda no 1º semestre do curso de moda, tendo em consideração que no desafio fui capaz de colocar em prática aprendizados que ainda eram teóricos para mim. Tendo em consideração que segundo a Global Fashion Agenda, a indústria da moda é a segunda mais poluente do mundo, procurar por novos meios de reutilizar os resíduos dessa indústria faz-se necessário. Unir esse anseio à moda promove soluções que a moda contemporânea necessita. Tivemos um dia inteiro dedicado para definir a temática e o conceito da nossa coleção e já começamos a esboçar os primeiros croquis. A temática do meu grupo, entre inclusiva e intercultural, foi intercultural com foco no folclore brasileiro, mais precisamente com ênfase na Iara, dessa forma desenhamos peças que ao mesmo tempo fossem comercializáveis, esteticamente agradáveis e que remetesse a estética da famosa sereia. Voltamos a Maringá no dia 21/09 para sabermos o pódio do desafio, vimos nossa exposição com todos os nossos look e realmente foi muito gratificante ver que mesmo com apenas dois dias para fazer os looks eles ficaram prontos e foram expostos lindamente, com muita alegria a UEM ocupou o pódio e trouxe um troféu para casa. Foram dias muito caóticos, de muita correria, muito trabalho, mas também de muito aprendizado prático, muitas trocas e interações com os demais participantes o que foi muito positivo para todos que participaram e muita alegria ao ver o trabalho do qual você fez parte sendo exposto e muito elogiado por todos que olhavam."
0 comentários :