Tecidoteca está de volta! E para inspirar a volta ás aulas e o final do ano letivo de 2016, vamos contar a história de Vejas Kruszewski, estilista canadense que com apenas 19 anos, ganhou em segundo lugar o concurso da grife Louis Vuitton.
Na foto superior, Vejas no backstage preparando sua modelo. Na foto inferior, os vencedores do concurso da Louis Vuitton. |
Com o segundo lugar, ganhou 150 mil euros mais um ano de orientação para sua marca Vejas. Entre seus tutores está Phoebe Philo, diretora criativa da Céline. Vejas é o estilista mais jovem a ganhar esse prêmio e em apenas dois anos de marca, ele já desfilou em Nova York e Paris e suas roupas são encontradas em multimarcas como a Opening Ceremony.
O prêmio, proporcionou grande visibilidade para sua marca, e suas vendas aumentaram 700% entre 2015 e 2016, segundo o BoF. Mas como tudo começou? Com 10 anos começou a costurar assistindo a tutoriais no You Tube e vendo revistas japonesas que vinham com moldes. Aprendeu a costurar desconstruindo peças da Miu Miu e Céline que comprava em grandes liquidações. “Foi um aprendizado de tentativa, acerto e erro. Tem muitas técnicas que eu ainda preciso aprender, mas a vantagem de ser autodidata é que você pode fazer as coisas de uma perspectiva diferente”.
Aos 16, passou a postar no Tumblr as peças que criava e chamou a atenção de pessoas com quem se comunicava online. Essa turma que o incentivou desde cedo é até hoje próxima de Vejas. “Foi assim que conheci minha sócia, foi como eu conheci Hari Nef… Tudo começou daí”.
Entre as habilidades de Vejas, está o talento de transformar o normal em algo único, com exercícios de cortes, recortes e modelagem. Ao final, roupas do dia a dia, como blusões e jaquetas, lembram peças básicas, mas são diferentes, estranhas e em alguns momentos, incríveis. “Quando comecei, queria pegar roupas e texturas familiares e faze-los virarem meio aliens”, disse ao site da Vogue americana. “Agora evoluímos mais em explorar alguns elementos de design e então criar um guarda-chuva de produtos onde esse elementos são trabalhados em roupas e acessórios”. (Entrevista feita pela BoF).
Ficamos inspirados com a história de Vejas, e nosso objetivo desse post é mostrar como devemos correr atrás de nossos sonhos e jamais desistir! Gostaram? Comentem!
0 comentários :