Moda sustentável: tecido feito a partir do cogumelo

By | quinta-feira, outubro 13, 2016 Leave a Comment




















Imaginou usar uma roupa feita a partir do cogumelo que pode substituir o couro e a camurça? Isso já é possível.

Sabemos que a indústria da moda é responsável por grande parte das emissões de gases de efeito estufa, além de outros impactos ambientais. Porém, existem especialistas criando produtos alternativos para reduzirem essas causas. Como exemplo, a empresa italiana Grado Zero Espace, que desenvolveu, um tecido altamente resistente feito de cogumelos. 





























Apelidado de Muskin, o material é semelhante à camurça, mas com a vantagem de ser totalmente natural. No site da empresa, é explicado como se dá o desenvolvimento do tecido. 

Muskin é extraído da parte superior dos cogumelos. Ele é processado de forma muito similar ao couro animal, que é curtido, mas de maneira 100% natural. De acordo com a companhia, essa ausência de produtos químicos torna o material não-tóxico, ideal para fabricar peças que vão em contato direto com a pele. 




























Mas, essa não é a única diferença deste material. Os cientistas identificaram que o Muskin não promove a proliferação de bactérias e tem grande capacidade de absorver umidade e depois libera-la. Essas características o tornam ideal para ser usado também em palmilhas, sapatos ou em pulseias de relógio, por exemplo. O tecido também é naturalmente impermeável. 

A marca comercializa o produto em tamanho médio de 40×20 centímetros. E, apesar de ser limitado, é fabricado em quantidade suficiente para garante a produção em pequenas séries. Ele pode ser usado em bolsas, chapéus, calçados, jaquetas e acessórios gerais



Uma grande inovação para o mundo da moda e textil! O que acharam? Comentem!












. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :