Na semana do dia 29 de agosto a 2 de setembro, ocorreu as bancas de TCC do curso de moda da Universidade Estadual de Maringá, com a grade alterada, sendo um semestre para o trabalho de conclusão de curso e o outro semestre para os estágios obrigatórios.
E a Tecidoteca esteve presente e trouxemos algumas fotos e falas dos professores que participaram das bancas.
Quanto aos temas, considero que mostraram-se bastante alinhados a proposta do curso e atuais. Quanto ao desempenho dos alunos, alguns realizaram um trabalho muito bem feito, se dedicaram e se empenharam, outros poderiam ter dado mais pelo trabalho e por isso realizaram trabalhos medianos. O resultado final foi positivo, muitas ideias e sugestões de trabalhos futuros surgiram com os TCCS deste ano, bem como a possibilidade de se pensar no desenvolvimento de projetos de extensão. Quanto a semestralização do TCC, nós professores iremos discutir os prós e contras disso numa reunião do NDE (nucleo docente estruturante). (Professor Gustavo Risso, 14 de setembro de 2016).
Acredito que o TCC semestralizado foi interessante, pois os alunos terminam o processo de pesquisa e resolução de suas problemáticas de projeto em um tempo menor, podendo se concentrarem no semestre seguinte integralmente a suas atividades de estágio. Os tcc's apresentados este ano demostraram uma maturidade e expertise de nossos alunos em perceberem as transformações sociais e necessidades atuais de mercado, atendendo públicos ainda pouco contemplados com propostas adequadas. Todxs estão de parabéns!! (Professora Carol Siq, 14 de setembro de 2016).
A semestralização do TCC proporciona aos acadĂŞmicos maior liberdade para escolher onde estagiar, nĂŁo precisando mais, necessariamente, ser na cidade de Cianorte. O aluno pode estar em qualquer lugar do mundo. No entanto, o tempo Ă© bem mais curto para finalização, o que demanda um tempo maior de dedicação. Este ano tivemos temas muito interessantes, que geraram produtos para suprir a necessidade de mercados e pĂşblicos extremamente carentes. Coleções comerciais, com acabamentos excelentes, inclusive modelados e confeccionados pelos prĂłprios alunos. Sem dĂşvida, foi um ano muito produtivo e que gerou pesquisas e coleções interessantĂssimas para o setor de vestuário. (Professora Regielem Ruy, 14 de setembro de 2016).
Eu acho que as pesquisas se tornaram mais dinâmicas e a mudança não afetou a qualidade dos trabalhos. Sobre os TCCs acredito que muitos tiveram um alto desempenho criativo e um ótimo progresso em relação ao caráter gráfico. (Professora Viviane Silvestre, 13 de setembro de 2016).
A Tecidoteca parabeniza a todos pelos lindos trabalhos de conclusĂŁo de curso! O que acharam dos TCC's? Comentem!
0 comentários :