Boa noite pessoal! Vamos falar um pouco sobre um dos melhores estilistas da alta-costura do século XX?
Yves Henri Donat Mathieu-Saint Laurent, nasceu na ArgĂ©lia, no dia 01 de agosto de 1936, filho do presidente de uma companhia de seguros, o seu gosto pela moda foi despertado pela mĂŁe. Com 17 anos partiu para Paris começando a colaborar com Christian Dior e em 1954 tornou-se o seu diretor artĂstico, trĂŞs anos depois, com a morte sĂşbita de Dior, Yves assume a direção e dá um novo toque Ă Dior quando apresenta a sua primeira coleção onde rompe com todos os cĂłdigos da moda.
''Participei na transformação da minha época com roupas, muito menos importante que a música, arquitetura ou a pintura, mas seja lá como for, eu fiz!'' disse Yves Saint Laurent que marca a história da moda como o homem que deu o poder às mulheres quando apresenta as revolucionárias coleções onde funde o masculino com o feminino. Em 2002 Yves Saint Laurent decide abandonar o mundo da moda e o estilista falece em 2008, no dia 01 de agosto deste mês ele completaria 80 anos.
“Le Smoking”
O smoking feminino, apresentado pela primeira vez em 1966 com uma blusa transparente e uma calça masculina, é a marca revolucionária de Yves Saint Laurent. Depois disso, o traje passou a desfilar em todas as coleções do estilista.
Entre todas as suas criações, "le smoking", como foi chamado, sinalizava uma mudança na forma como as mulheres se vestiriam dali por diante. A liberdade dada por Chanel, agora ganhava poder com o novo traje e tudo o que ele representava - uma nova atitude feminina.
Para a inglesa Suzy Menkes, editora do International Herald Tribune, o smoking feminino de St. Laurent foi transformador: "Hoje as mulheres andam normalmente de terno e calças compridas. Isso parece normal, cotidiano, mas na época a mulher era proibida de entrar num restaurante ou num hotel. O smoking, usado até hoje, foi uma provocação sexual, dirigido à mulher que queria ter um outro papel."
Confira algumas imagens de modelos marcantes da carreira do estilista:
NĂłs adoramos o Yves e tudo o que ele proporcionou para a histĂłria da moda! E vocĂŞs? Comentem!
0 comentários :