O Brasil será o país que sediará os Jogos Olímpicos no mês de agosto no Rio de Janeiro, e por ser um evento mundial, é inevitável a preocupação com a saúde dos atletas. Especialistas neste assunto, alertam que as Olimpíadas poderão globalizar a epidemia do zika vírus e tornar a doença, que antes estava "limitada" ao continente americano, presente em vários países. A senadora americana Jeanne Shaheen solicitou a OMS (Organização Mundial de Saúde) uma avaliação da situação, e a resposta foi a seguinte: "Todos os esforços realizados para evitar a zika poderiam ser desfeitos se os Jogos Olímpicos provocarem um surto mundial".
Enquanto a preocupação é mundial, os atletas e seus respectivos países encontram formas para se protegerem e evitarem que adquiram a doença . A Coréia do Sul, por exemplo, desenvolveu uniformes especiais, destinados aos Jogos Olímpicos, que serão usados pela delegação fora das competições, e apenas nas cerimônias que acontecerão no decorrer do evento. As vestimentas são formadas por calças, blazers e camisas, pois por serem peças mais longas, diminuem as áreas de exposição do corpo para possíveis picadas do mosquito Aedes Aegypti. Algumas susbtâncias foram inseridas no tecido para repelir o mosquito.
Mesmo com o uso constante do repelente pelos atletas, a inovação nas vestimentas tornou-se, além de uma peça bonita visualmente, algo que será aproveitado não só por eles como também por aqueles que querem se prevenir futuramente.
É impressionante como uma idéia desta pode mudar significamente o desenrolar de uma evento mundial, mas será que as outras delegações seguirão o exemplo da Coréia do Sul e usarão estes uniformes ou criarão novos conceitos de roupas? Vamos ficar de olho...
Fiquem por dentro das novidades que a Tecidoteca traz pra vocês, e não se esqueçam de curtir e compartilhar a nossa página no Facebook!
0 comentários :