História da Moda: Trabalhos 2º Ano Moda - UEM, Estilo Império à Belle Époque.

By | quarta-feira, agosto 26, 2015 Leave a Comment
Os alunos do 2º ano de Moda da UEM no decorrer do 1º bimestre, - esse em atraso, devido a paralisação das aulas no início do ano - realizaram alguns trabalhos na disciplina História da Moda Contemporânea, ministrada pela Prof. Ms. Carol Siq, e a Tecidoteca conta agora como foi a elaboração.
Os trabalhos consistiam em desenvolver uma pesquisa sobre os períodos do Estilo Império, Romântico, Vitoriano e Belle Époque, caracterizando o vestuário da época. Além disso, deveriam ser feitos dois croquis, o primeiro representando a vestimenta característica de cada estilo, e o segundo sendo uma adaptação determinando seu público-alvo, e seguindo tendências de moda atuais.
Foram feitos sorteios para determinar qual público cada grupo faria o croqui adaptado, sendo eles: feminino adulto, feminino teen, feminino infantil, masculino adulto, masculino teen e masculino infantil.

Alunos do 2º Ano apresentando o resultado dos trabalhos. 

Estilo Império (1804-1820)
Nas sociedades que se industrializaram no Século XIX, a afiliação da classe social constituía um dos aspectos mais proeminentes da identidade pessoal.
A revolução Francesa, ao final do Século XVIII mudou a situação política e econômica, sacudindo toda a sociedade européia; o que refletiu até no vestuário, que se tornou mais confortável e prático, generalizando-se por todas as camadas da sociedade.
Todos os excessos e frivolidades passaram a ser condenados. Como características mais importante no vestuário feminino, nota-se a queda do espartilho e a alteração da marcação da cintura para logo abaixo do busto. No masculino, encontram-se os estilos militar, Dandi - baseado na perfeição da alfaiataria - e o Napoleônico, que misturava referências militares, mas mantinha uma certa parcela de luxo.


Adaptação do Estilo Napoleônico para um público masculino adulto. 

Adaptação de algumas características da indumentária feminina para look atual adulta.


Adaptação também do Estilo Império feminino para  público teen atual. 


Estilo Romântico (1820 - 1840)
Contradizendo a racionalidade do Iluminismo, o Romantismo, período de transição entre a Moda Império e a Vitoriana, passou a enfatizar a emoção, o etéreo e a sensibilidade. O vestuário também sofreu influências, principalmente nas vestimentas femininas que demonstravam delicadeza e fragilidade através das mangas bufantes, da saia ampla, da volta do espartilho, e dos adornos de laços e flores. Já nas masculinas manteve-se a elegância Dandi, e as peças pouco mudaram.

Adaptação do vestuário Romântico para o público feminino infantil.

Adaptação das principais características do Romantismo para o público masculino.

Adaptação do traje feminino romântico para jovem atual. 


Era Vitoriana (1840 - 1890)
A Era Vitoriana corresponde ao reinado da Rainha Vitória na Inglaterra, de junho de 1837 a janeiro de 1901. Tempo cujo consumo e burguesia estavam em alta devido ao crescimento do comércio. Na indumentária feminina, as saias tornam-se mais amplas e com mais babados, além disso, as mulheres usam a crinolina para dar volumes as saias. A figura dominante masculina na vida inglesa era o burguês respeitável, que não desejava se exibir, mas que desejava ter uma aparência distinta.As roupas masculinas, inclusive tornaram-se mais sóbrias.

Adaptação de croqui masculino Vitoriano para look infantil atual.

Adaptação das características femininas Vitorianas para vestido de noiva. 


Belle Époque (1890 - 1914)
É definido pelo bem-viver, pela ostentação e extravagância da classe alta. Grupos, homens e mulheres de poder e nível social elevado, elegantemente vestidos, participando de passatempos amenos. A riqueza e extravagância dos novos ricos era evidente nas luxuosas roupas femininas, sendo que a posição, classe e idade eram definidos pelas vestimentas. O vestuário masculino seguia mais discreto e tradicional, incorporando apenas alguns trajes menos formais como conjunto de passeio e as roupas para atividades de lazer.

Adaptação de indumentária feminina Belle Époque para look infantil atual. 

Adaptação das características masculinas da Belle Époque para look atual.


Adaptação de masculino Belle Époque para público teen. 

Adaptação do vestuário feminino da Belle Époque.
Vocês já conheciam algumas características desses períodos? Ficaram curiosos para saber mais?
Caso se interessem, estes são alguns livros que tratam da história da Moda:


  1. FOGG, Marnie; STEELE, Valerie. Tudo sobre moda. 1. ed. Sextante, 2013. 
  2. LAVER, James. A roupa e a moda: uma história concisa. 6. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
  3. LEVENTON, Melissa. História Ilustrada do Vestuário: um estudo da indumentária do Egito antigo ao final do século XIX, com ilustrações dos mestres August Racinet e Friedrich Hottenroth. São Paulo: Publifolha, 2009.
  4. MACKENZIE, Mairi. Ismos: para entender a moda. São Paulo: Globo, 2010.
  5. NERY, Marie Louise. A evolução da indumentária: subsídios para criação de figurino. Rio de Janeiro: Ed. Senac Nacional, 2003.
  6. STEVENSON, NJ. Cronologia da Moda: da Maria Antonieta a Alexander McQueen. Rio de Janeiro, Zahar, 2012. 


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :