Especial mês das mulheres - Mulheres que inspiram

By | quinta-feira, março 09, 2023 Leave a Comment

Em homenagem ao mês das mulheres, a Tecidoteca está trazendo posts especiais dedicados a mulheres que inspiram, dentro e fora do área da Moda.


Julia Gastin

A design de acessórios Julia Gastin, de 36 anos, se formou na Faculdade de Moda na Cândido Mendes - Rio de Janeiro e fez especializações em Paris e Milão. Ela trabalhou como figurinista da Regina Casé no programa da Globo "Esquenta", mas se encontrou depois de alguns anos na criação de acessórios. Hoje sua casa é seu ateliê, onde recebe amigos famosos e clientes. O “feito à mão”, para Julia é a principal fonte de inspiração, segundo a artista até as imperfeições acabam tornando-se importantes para criação. Inspirados na riqueza da nossa cultura e raiz afro-brasileira, seus acessórios simbolizam boas energias, a força das mulheres e a fé do povo baiano. 



Mayari Jubini

A capixaba Mayari Jubini de 27 anos, vem alçando reconhecimento no mundo da moda através do sucesso da grife Artemisi. A marca celebra o feminino trazendo peças que despertam o empoderamento e a sensualidade através de técnicas que exploram o que há de mais novo na tecnologia, mas sempre mirando no conforto. A design afirma que sua realidade na infância não tinha nada a ver com moda, mas que mesmo assim sabia que seria estilista. Aos 16 anos ingressou na universidade e hoje com a sua própria grife não mede esforços na hora da criação. Mayara faz roupas impressas em 3D, com cristal montado manualmente, pintura manual com estampas localizadas. Além dos nomes brasileiros que já conquistou, a design já vestiu Demi Lovato e Julia Fox.



Silvana Bento

Silvana Bento, de 46 anos, residente de São Paulo, teve uma ideia de empreendimento inovadora. Observou em seu antigo emprego, no atendimento de pacientes cirúrgicos, que havia um padrão de problemas renais em mulheres transgêneros. Silvana questionou médicos e enfermeiros sobre o motivo e descobriu que o problema era que, para diminuir o volume na virilha, elas utilizavam fita adesiva ou cola para esconder a genitália entre as pernas, e se privavam de beber água para não irem ao banheiro. Para desenvolver as lingeries, Bento pesquisou as necessidades das mulheres transgêneros e perguntou a elas o que seria o modelo ideal. Ela utilizou como inspiração o modo como essas mulheres usavam as fitas e criou uma modelagem estilo casulo que segurasse o órgão e também impedisse seu contato com o ânus. Com o protótipo final pronto em 2017, Silvana fundou a Trucss, uma loja online, e hodiernamente a empresa comercializa 16 modelagens e numerações feitas em lycra e renda, além da moda praia.



Carol Barreto

Carol Barreto, de 42 anos, natural de Santo Amaro da Purificação - BA, é uma mulher negra, cis, nordestina, candomblecista e Doutora em Cultura e Sociedade. Tem experiência na área dos estudos sobre Raça/Racismo, Gênero, Cultura e Arte, e trabalha com a relação entre a Moda e os Ativismos Feministas e Anti Raciais. Criadora do projeto Modativismo, elaborou uma metodologia inovadora para formação artístico-político-metodológica no campo das artes, centrada na produção da intelectualidade mental e manual de mulheres negras, construindo assim, um trabalho de visibilidade internacional nas passarelas e galerias de arte em mais de 10 cidades fora do Brasil.












Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :