O projeto de Extensão SKETCHERS UEM CIANORTE surgiu durante a pandemia do Covid-19, os idealizadores e coordenadores do projeto são o Professor Marcelo dos Santos Forcato e a Professora Anelise Guadagnin Dalberto. A forma de comunicação e de expor os Sketches é por meio de um grupo na Rede Social Facebook, e os encontros ocorrem quinzenalmente pela plataforma virtual Google Meets. Entrevistamos o Professor Marcelo para conhecermos melhor o projeto Sketchers UEM Cianorte.
O que é o projeto Sketchers UEM Cianorte?
R: O projeto Sketchers UEM Cianorte é um projeto de extensão que se fundamenta na prática do desenho de observação como forma de exercitar as técnicas de representação gráfica e expressão artística por meio de registros de objetos e/ou cenas. Busca a troca de conhecimento de seus integrantes no compartilhamento de experiências e técnicas. Neste sentido, o objetivo deste projeto é oferecer aos seus integrantes mecanismos de se conectar com a arte, arquitetura, objetos e cenas, utilizando-se primordialmente da percepção visual e de técnicas da expressão gráfica do desenho de observação.
Quem pode participar?
R: Inicialmente, o projeto foi criado para colher principalmente alunos matriculados no curso de Design e Moda da UEM mas também oriundos de outros cursos de graduação e pós-graduação. Considerando o caráter interdisciplinar e Inter profissional, e a relação entre universidade e sociedade intrínseco a um projeto de extensão, também podem participar membros da comunidade externa.
Qual foi o seu propósito ao criar o projeto?
R: Complementando as informações da primeira questão, o propósito inicial surgiu da necessidade de fazer com que os alunos dos cursos de Design e Moda tivessem uma atividade que pudesse trazer prazer e felicidade em sua realização, uma vez que não há exigências de entrega ou almeja-se avaliação. O que se pretende é apenas uma troca de conhecimentos e demonstrar os talentos individuais. Também buscou-se criar um mecanismo de desligamento do mundo real, principalmente das consequências da pandemia, e um mergulho no mundo da arte e da técnica. Com o tempo, percebeu-se que seria possível utilizar os desenhos realizados no projeto para contribuir com temas sociais e contemporâneos, como a solidão, o estresse, a depressão e tantos outros desafios que necessitam do conhecimento e divulgação, sendo que isto poderia ser realizado por meio de mostras e exposições virtuais e presenciais.
Qual o impacto do projeto sobre os estudantes?
R: Acredita-se que o projeto tem colaborado para a promoção da prática do desenho, de observação e criação e de duas técnicas, para o alívio do estresse e da solidão em tempos de pandemia, com a troca de conhecimentos, com práticas simples e da boa etiqueta como é o caso de dispensar e receber elogios e bons adjetivos aos desenhos. Como impactos à sociedade, observa-se que tem ocorrido a divulgação do curso de Design, do curso de Moda e do Campus Regional de Cianorte, bem como o debate e comunicação sobre assuntos atuais da sociedade.
Alguns alunos participantes do Projeto declararam o motivo de suas participações:
![]() |
Fonte: Letícia Perciliano Sakurai |
"Eu acredito que participar do grupo de sketch foi uma forma descontraída e divertida de aprender novas técnicas, conhecimentos e histórias que são compartilhadas durante a reunião. Para a gente que era calouro, também ajudou muito conhecer um pouco dos veteranos e pessoas de outro curso, principalmente nessa pandemia. Participar do grupo também me ajudou a praticar o desenho de novo e a ser mais produtiva e criativa depois de ter passado por um bloqueio." - Letícia Perciliano Sakurai.
![]() |
Fonte: Karine Yoshida |
"Quando eu ouvi falar sobre esse projeto e que era sobre desenhar, já fiquei animada. Depois quando vi que você tem bastante liberdade nesse projeto sobre os temas, fiquei bem mais animada, e quando vi, já estava participando junto com outras pessoas e vendo também a criatividade delas a partir de um tema, isso foi bastante legal e eu quero continuar." - Karine Yoshida.
![]() |
Fonte: Bruno Nunes Machado |
"Oi meu nome é Bruno, sou estudante do curso de Design da UEM, e falando sobre o grupo dos sketch, para mim ele é muito importante, porque além de você aprender muitas técnicas novas, você vê desenhos de outras pessoas e é muito bom. E para quem gosta de desenhar, mas as vezes não sobra muito tempo, com esse grupo nós sempre temos um dia marcado que a gente pode desenhar e espairecer um pouco dos problemas, então para mim ele é muito bom." - Bruno Nunes Machado.
Se você se interessou pelo Projeto e quer participar, entre em contato via e-mail com o Professor Marcelo em (msforcato2@uem.br) ou com a Professora Anelise em (agdalberto2@uem.br).
0 comentários :