Já imaginou a possibilidade de baixar, personalizar e auto-montar suas roupas? É isso que a marca The Collective Post-Couture, do designer holandês Martijn van Strien, permite aos seus consumidores!
No site da marca, os clientes fazem o download da peça desejada e indicam suas medidas, para que possam produzir suas próprias peças, ou até mesmo recebê-las em casa, cortadas à laser, prontas para encaixe.
SĂŁo disponibilizadas seis peças diferentes para a compra, variando entre € 40 e € 130, sendo dois vestidos, uma saia, um top cropped, uma camiseta e um colete. Essas, sĂŁo feitas com uma malha 3D, chamada Spacer Fabric, produzida com garrafas PET recicladas, tendo caracterĂsticas semelhantes ao neoprene. Devido a sua matĂ©ria-prima, existem 3 variações de cores: preto, grafite e verde claro.
Esses modelos oferecem a oportunidade de serem montados e reconfigurados com partes de outras peças ou com outras cores. Além disso, o material com que são produzidos permite serem reciclados mais de uma vez.
Dados evidenciam que por volta de 30% a 40% dos artigos de vestuário sĂŁo descartados no fim de cada coleção. A marca, Ă fim de evitar esse desperdĂcio e o acĂşmulo de estoque, sĂł inicia a produção das peças, atravĂ©s de um software, quando alguĂ©m as compra.
Utilizando-se de projetos colaborativos com designers e pesquisadores técnicos, além da disponibilização do projeto online para colaborações, a produção e matéria-prima com a impressão dos moldes passam a ser locais, dispensando nesses casos o transporte utilizado na indústria da moda.
Em relação ao processo de criação das roupas com aspectos minimalistas e ao mesmo tempo futuristas, o designer Martjin comenta que buscou inspiração na arquitetura: "na austeridade dos edifĂcios brutalistas ou nas tĂ©cnicas de construção de pontes".
Iniciativa bacana, que quem sabe nĂŁo possa inspirar a novos criadores!
0 comentários :