O que se sabe é que a seda da aranha, é o material mais duro da Terra, considerado cinco vezes mais forte que um fio de aço, e ainda, mais flexível que o nylon.
Devido à essas características, nos últimos 11 anos, a empresa japonesa Spiber tem procurado criar uma seda de aranha artificial!
O grande empecilho foi tornar a fibra economicamente viável, e com exatamente as mesmas propriedades dessa seda natural.
Criou-se então, o fio Qmonos (teia de aranha em japonês), o mais recente exemplo de biomimetismo - ciência que busca reproduzir fenômenos naturais, para resolver problemas da espécie humana.
Fibra leve, resistente, e flexível, é produzida com micro-organismos, através do processo de fermentação.
Essa fibra possui uma versatilidade jamais conhecida, podendo ser utilizada na área da Medicina para o revestimento de próteses, garantindo uma maior biocompatibilidade, assim como na produção de suturas dissolúveis. Além disso, há a possibilidade de empregá-la em automóveis, principalmente em amortecedores, por conta da sua capacidade de absorver grandes quantidades de energia. Já para o uso militar, pode ser vista como matéria-prima para coletes à prova de balas.
Recentemente, a Spiber divulgou a criação do primeiro casaco do mundo produzido com a nova fibra. Em parceria com a marca esportiva North Face, a empresa desenvolveu o Moon Parka. O casaco ainda não estará disponível para venda até 2016, porém, a peça está em turnê pelas lojas da North Face no Japão, até janeiro do ano que vem.
0 comentários :