A tecelagem é uma das etapas da chamada cadeia têxtil, que se inicia na produção das fibras, passando pela fiação, posteriormente a tecelagem e enfim os diversos tipos de beneficiamento presentes na indústria têxtil atualmente.
Ao tratar especificamente sobre a tecelagem, são utilizados fios que advém de fibras têxteis de composições variadas e entrelaçados de maneira a formar um tecido, dependendo do tipo de entrelaçamento realizado no processo, surgirão diferentes tipos de tecidos.
Os tecidos podem se dividir em três grandes grupos os tecidos planos (que ainda podem se diferenciar em relação aos seus diferentes tipos de entrelaçamento, como tela, sarja e cetim), tecidos de malha (que podem se dividir em malharia de trama e de urdume) e os tecidos não tecidos, comumente conhecidos por TNT.
O presente tecido Ă© um exemplo de tecido maquinetado, sendo assim definido pois Ă© confeccionado a partir de ajustes no maquinário, a partir de um equipamento especial intitulado “maquineta”, utilizado na tecelagem plana (Daniel, 2011) fugindo dos padrões convencionais como tela, sarja e cetim, a tecelagem por rapport Ă© formada a partir do entrelaçamento dos fios da trama com os do urdume (Pezzolo, 2007), assim formando desenhos e texturas Ăşnicas, que repetem ao longo do comprimento do tecido.
O chamado pied-de-poule, traduzido literalmente como “pĂ©-de-galinha” do francĂŞs, Ă© um tipo de xadrez pequeno, caso o desenho do xadrez se apresenta em maior escala o tecido Ă© chamado, entĂŁo, de pied-de-coq, em tradução livre “pĂ©-de-galo”.
A padronagem mais tradicional do pied-de-poule é formada por fios de lã nas cores bege e marrom (Pezzolo, 2007), tendo em vista a versatilidade da sua confecção, pode ser encontrada em cores variadas e até mesmo obtida pela técnica de estamparia nos mais variados tecidos, artificiais e, preferencialmente, sintéticos.
Tal padronagem Ă© caracterĂstica da temporada de outono/inverno e Ă© cĂclica, dessa forma, está ligada diretamente com as tendĂŞncias de moda, de tempos em tempos aparecendo com maior ou menor frequĂŞncia nos desfiles de moda e no consumo das grandes massas.
REFERĂŠNCIAS
DANIEL, Maria Helena. Guia prático dos tecidos . Osasco, SP: Novo Século, 2011. 310 p.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histĂłria, tramas, tipos e usos. SĂŁo Paulo, SP: Senac SĂŁo Paulo, 2007. 324 p., il. Bibliografia complementar: p.[317]-585.
Dados histĂłricos dos tĂŞxteis: Malharia de Urdume (Texto completo)
O segmento tĂŞxtil de malharia Ă© formado por um processo diferente dos tecidos planos – que se formam pelo entrelaçamento de fios de trama e urdume Ă 45Âş –, as malhas sĂŁo constituĂdas pelo entrelaçamento de fios que formam laçadas, conferindo a elasticidade caracterĂstica das mesmas.
A malharia pode se dividir em dois segmentos principais: malharia de trama e malharia de urdume. A malharia de trama, segundo Pezzolo (2007), pode ser formada por teares retilĂneos ou circulares, com uma caracterĂstica em comum: podem ser desfeitas (ou desmalhadas). Já a malharia por urdume, segundo Vasques (2011), Ă© formada no sentido vertical – comprimento do tecido – cada agulha Ă© alimentada por um fio diferente. Ela Ă© indesmalhável (nĂŁo pode ser desfeita como a malharia de trama), e a largura do tecido Ă© determinada pela quantidade de fios que alimentam as agulhas.
As malhas de urdume sĂŁo obtidas atravĂ©s de maquinários mais sofisticados, com dois teares principais: Kettenstuhl, que forma malhas como jĂ©rsei e Raschel que Ă© responsável por produzir “tecidos variáveis, padronagens lisas e jacquards, rendas, entre outros” (Rubbo, 2014).
Os produtos finais resultados da malharia por urdume podem ser destinados a diversos segmentos tĂŞxteis sendo eles moda banho, moda esportiva, lingerie, rendas, tules, dentre outros.
REFERĂŠNCIAS
RUBBO, Roberto. Malhas por urdume: caracterĂsticas e estrutura tĂŞxtil. caracterĂsticas e estrutura tĂŞxtil. 2014. DisponĂvel em: https://audaces.com/pt-br/blog/malhas-por-urdume-caracteristicas-e-estrutura-textil. Acesso em: 04 nov. 2024.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histĂłria, tramas, tipos e usos. SĂŁo Paulo, SP: Senac SĂŁo Paulo, 2007. 324 p., il. Bibliografia complementar: p.[317]-585.
VASQUES, Ronaldo Salvador. A indĂşstria tĂŞxtil e a moda brasileira: a urdidura de novos conceitos e percepções do vestir na dĂ©cada de 1960. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado em HistĂłria) - Universidade Estadual de Maringá, 2011, Maringá, PR. DisponĂvel em: http://repositorio.uem.br:8080/jspui/handle/1/6158. Acesso em: 04 nov. 2024.
As fibras tĂŞxteis podem ser classificadas de trĂŞs formas gerais, naturais, artificiais e sintĂ©ticas – elementos que nĂŁo existem na natureza em estado fibroso (Chataignier, 2006) mas que passam por processamentos quĂmicos para serem utilizadas na indĂşstria tĂŞxtil – sendo nessa Ăşltima classificação onde se encontra a viscose, que pode advir da celulose das árvores ou do lĂnter do algodĂŁo, apĂłs a extração a celulose Ă© tratada com agentes quĂmicos que podem variar de acordo com o fio que se deseja produzir (Gomes, 2016). Esses tratamentos produzem resinas, que em seguida passam por um processo de extrusĂŁo onde a resina Ă© pressionada atravĂ©s de furos finĂssimos numa peça denominada fieira.
Segundo Pezzolo (2007) o mĂ©todo de obtenção da viscose surgiu em 1892, e a produção comercial dos fios teve inĂcio em 1905. A indĂşstria entĂŁo desenvolveu-se rapidamente por causa das novas vantagens tecnolĂłgicas do processo produtivo recĂ©m desenvolvido.
Os fios e fibras de viscose tem muitas semelhanças com os do algodão a respeito da absorção de umidade, resistência à tração, maciez do toque e caimento (Pezzolo, 2007). Em contrapartida, a fibra perde um pouco da sua resistência quando molhada, encolhe e amarrota facilmente, amarela e desbota com a transpiração e queima com facilidade.
A viscose pode ser utilizada pura ou, ainda, em combinação com outras fibras têxteis, em diferentes proporções e tipos de misturas. Os tecidos com ela produzidos atingem todos os segmentos do mercado têxtil: tecidos planos, malhas, cama, mesa, banho, bordados e linhas (Pezzolo, 2007).
Embora os tecidos com viscose sejam bastante requisitados por confeccionistas de moda, a produção dessa fibra não aparenta ter grandes perspectivas de crescimento econômico mundial, em razão dos altos custos ambientais envolvidos em seus processos produtivos (a necessidade de árvores para o fornecimento de celulose).
REFERĂŠNCIAS
CHATAIGNIER, Gilda. Fio a fio: tecidos, moda e linguagem. São Paulo, SP: Estação das Letras, 2006. 165 p., il. Referências bibliográficas: p.[161]-165.
GOMES, Anne Velloso Sarmento; COSTA, Ney RĂłblis Versiani; MOHALLEM, Nelcy Della Santina. Os tecidos e a nanotecnologia. QuĂm Nova Escola, v. 38, n. 4, p. 288-96, 2016.
PEZZOLO, Dinah Bueno. Tecidos: histĂłria, tramas, tipos e usos. SĂŁo Paulo, SP: Senac SĂŁo Paulo, 2007. 324 p., il. Bibliografia complementar: p.[317]-585.
Nessa quinta-feira, dia de TBT, vamos relembrar dos Ăşltimos dias, onde os acadĂŞmicos do 4Âş ano do curso de Moda da UEM Cianorte, defenderam seus Trabalhos de ConclusĂŁo de Curso (TCCs) do ano de 2024.
Para isso, a Tecidoteca se uniu com o projeto mĂdias do curso de moda (@modauem) e do campus (@uemcianorte) e, juntos, divulgaram quem sĂŁo os acadĂŞmicos, suas datas de defesa e seus temas. EntĂŁo vamos conhecer um pouco mais dos concluintes desse ano, seus temas de TCC junto aos seus produtos finais.
Defesas do dia 26/08/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadĂŞmica LĂvia Leme Amstalden Paiva deu inĂcio a temporada de bancas desenvolvendo seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos do vestuário ergonĂ´micos destinados a instrumentistas de mĂşsica clássica ao tocarem em concertos".
A acadêmica Barbara Ap. Araújo Do Nascimento desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário do segmento Evening Dress Wear voltados para o público Plus Size visando conforto".
A acadêmica Daniely Machado Silva desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário que respeitem a individualidade de adolescentes que seguem doutrinas evangélicas tradicionais adeptas ao Streetwear".
A acadêmica Maria Isadora Ferreira desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário que resgatam memórias do cinema hollywoodiano clássico".
Defesas do dia 27/08/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadĂŞmica Winnie Roceti Pereira desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para indivĂduos adultos que sofreram queimaduras e estĂŁo na fase de cicatrização".
A acadêmice Jeni Souza desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para adeptos da androginia no ambiente social atual visando conforto e estética".
A acadĂŞmica Rafaela TĂ´ro De Oliveira Barbiere desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para mulheres contemplando as caracterĂsticas fĂsicas e hormonais inerentes ao envelhecimento".
A acadêmica Ana Clara Dinardi Alves Da Silva desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário no segmento comfortable classic wear com aplicações de técnicas artesanais da cultura brasileira".
A acadêmica Maria Fernanda Costa Machado desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário no segmento underwear para mulheres mastectomizadas".
A acadêmica Mariana Catenacci Comar desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário beachwear que se adaptem aos diferentes biotipos de corpos femininos".
A acadĂŞmica Helen VitĂłria Da Rocha Silva desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de Produtos de Vestuário Feminino Adequados Ă s CaracterĂsticas do BiĂłtipo Triângulo ou PĂŞra".
Defesas do dia 28/08/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadêmica Camille Vitoria Fonseca Leão desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário do segmento activewear por meio de conceitos do Ecodesign".
A acadêmica Maria Beatriz Peterle desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para jovens adeptas da estética Cottagecore".
A acadêmica Camila Da Costa Galeano desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para adeptos do K-Pop no Brasil".
Defesas do dia 29/08/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadĂŞmica LetĂcia Novais Lima desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos do vestuário para mulheres em tratamento dialĂtico".
A acadêmica Maria Eduarda Ramos Da Palma desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para mulheres adeptas do estilo streetwear em ambientes corporativos".
A acadĂŞmica Maynara Vilasboas Da Costa desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário por meio da integração de resĂduos plásticos utilizando a tĂ©cnica de upcycling".
A acadêmica Milena Miketen desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário no segmento casual wear que dispensem o uso do sutiã".
A acadêmica Maria Julia De Sousa Ferreira desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para mulheres de estatura alta no segmento beachwear".
A acadêmica Sarah Lima Rocha desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário no segmento moda festa aplicando a técnica zero waste".
A acadêmica Kamille Negrão Fusco Andreos desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos do vestuário no segmento beachwear para mulheres transexuais que não passaram pela redesignação sexual".
Defesas do dia 30/08/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
O acadĂŞmice Gabe Nunes desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produto de vestuário que adapte caracterĂsticas de modelagem feminina e masculina para pessoas nĂŁo-binárias".
A acadêmica Heloisa Soares Oliveira desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos do vestuário com referências aos jogos eletrônicos para o público feminino gamer".
A acadêmica Gabriela Mariucio Aranha Pesente desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário com caracteres formais (estéticos e conceituais) do mobiliário brasileiro contemporâneo".
A acadêmica Mayara Toschi Piva desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário feminino infantil baseados no upcycling com descartes de tecidos resultantes de trocas de coleções nas indústrias de confecção".
Defesas do dia 02/09/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadêmica Maria Eduarda Marega Calisto desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário infantil incorporando elementos lúdicos que auxiliem o desenvolvimento neuromotor na primeira infância".
A acadêmica Nathalia Moreira Stanke desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de vestuário beachwear para mulheres idosas: uma abordagem ergonômica e estética".
A acadĂŞmica Lara Vivian Jasco desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário com design ergonĂ´mico para praticantes de patinação artĂstica".
A acadêmica Giovanna Romagnoli Rozario desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário utilizando o processo de bioinspiração a partir da Flora Paraná".
Defesas do dia 03/09/2024 --------------------------------------------------------------------------------------
A acadêmica Lúcia Schoffen Rodrigues desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de Produtos de Vestuário do Segmento Evening Gown Wear para Crianças de Corpo Gordo".
A acadêmica Alli Salim Da Silva Samad desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário no segmento underwear que se adequem aos corpos de mulheres trans/travestis que não optaram pela cirurgia de redesignação sexual".
O acadêmico Lucas Silva Domingues Faria desenvolveu seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para pessoas adeptas da cultura Ballroom".
A acadêmica Neiele Cristina Martins De Almeida finalizou a temporada de bancas desenvolvendo seu TCC com o tema "Desenvolvimento de produtos de vestuário para crianças de 6 a 12 anos que possuem corpo gordo".
Com isso, encerremos a temporada de TCCs do ano letivo de 2024.
Nós da Tecidoteca desejamos parabéns a todes os acadêmices que defenderam esse ano"
Nos vemos ano que vem.