A disciplina do 2º ano de História da Moda Contemporânea do curso de MODA da UEM-Cianorte encerrou suas atividades e resolveu vasculhar as fotografias de roupas relacionadas às histórias e memórias dos avós, das mães, dos pais ou dos tios dos acadêmicos. Sob a orientação do professor Ronaldo Vasques.
O objetivo era trazer para sala de aula uma memória de uma roupa ou fato histórico da família ou de alguém especial. A pesquisa da sala ficou entre os períodos de 1960 a 2000. O acadêmico deveria contextualizar brevemente a história da sociedade, comportamento e a cultura da época. E logicamente explicar a moda do recorte de tempo escolhido para o trabalho. O que estava na moda? Quais as cores? Quais os estilos? Quais as influências? Quais tendências? E por último, as curiosidades da peça.
Além disso, o acadêmico teria de fazer em formato oral a descrição do momento pela pessoa que usou a peça escolhida, ou se a pessoa não estivesse mais presente, de quem a viu usando essa peça. Os alunos deveriam realizar as seguintes questões: foi um dia inesquecível, foi marcante a roupa, qual o sentimento, qual era memória?
A seguir confira as imagens escolhidas pelos acadêmicos com seus respectivos relatos:
Esse trabalho de História da Moda Contemporânea trouxe muitas memórias de roupas e pujantes sentimentos. A cada apresentação ríamos, chorávamos, ficávamos emocionados. Obteve - se um resultado muito significativo para os acadêmicos em relação a aprendizado e conhecimento da sociedade brasileira daqueles tempos, mesmo em tempos da Pandemia – COVID -19, estar em casa e vasculhar os álbuns de fotografias aproximou histórias lindas e memórias incríveis dos familiares e amigos. Um instante da vida de cada um capturado por meio de uma roupa, uma peça, um acessório que irrompe para a eternidade, muitas vezes você guarda na memória, mais do que nas fotos, ou vice-versa. (Professor da disciplina Ronaldo Vasques).
A Tecidoteca parabeniza à todos os acadêmicos pelo excelente trabalho.
0 comentários :