Sabemos que a seda natural é de extrema qualidade e conhecida como uma matéria- prima de luxo, não somente devido ao preço, mas varias questões ambientais cercam a produção da seda. Por isso devemos conhecer novas alternativas de tecidos com a mesma qualidade.
Além da produção comercial, podemos destacar a produção vegetariana ou "seda da paz" que consistem em deixar que o bicho da seda viva seu ciclo de vida completo. Após o surgimento das mariposas é que os casulos são coletados e as fibras são processadas, muitas vezes é necessario a mistura com outras fibras, dando um aspecto mais rustico ao tecido.
Ainda podemos destacar a seda de banana que é um tecido natural que provém da fibra da banana, feito nas filipinas com os cachos de banana. A estilista filipina Fernandina "Ditta" Sandico foi uma das pioneiras na produção, criando também uma marca que tem caráter social, desde o cultivo das frutas até o processo de tecelagem artesanal das fibras e extração de corantes naturais, feito por comunidades locais que são mantidas pela empresa.
Você pode conferir a marca aqui
A seda de Cactus Vegana (conhecida como Seda Agave) é uma fibra marroquina, natural produzida através de plantas como Aloe Vera Cactus, retirada das folhas da planta, esmagadas e tratadas para que se possa fiar, sua fibra ficou conhecida por seu toque macio, elasticidade, e resistência. Hoje está sendo usada para produzir acessórios, roupas e decoração.
Aqui no Brasil, temos a conhecida fabrica Casulo Feliz, que reaproveita o máximo dos casulos, até aqueles impróprios para a industria, assim como os resíduos da produção. Seu tingimento e maquinários são artesanais na produção das fibras e do tecido propriamente.
Clique aqui se quiser conhecer mais a Casulo feliz
E aí pessoal o que acharam destas novas alternativas para a seda? Comente!
0 comentários :