A UEM pelo mundo - Como funciona a mobilidade acadêmica na graduação?

By | quinta-feira, junho 17, 2021 Leave a Comment



Foto: Facebook



O Escritório de Cooperação Internacional da UEM é responsável por promover oportunidades de internacionalização nos campos de pesquisa, ensino e extensão. Um dos muitos programas do ECI é auxiliar os alunos nos processos de mobilidade acadêmica. O programa de mobilidade acadêmica outbound, permite que alunos de graduação da UEM estudem em universidades estrangeiras que possuam acordos de cooperação com a UEM  por um período de tempo determinado. No caso dos alunos de graduação, é necessário que a UEM tenha acordos de cooperação com a universidade de destino. No site do ECI você pode encontrar os nomes e informações de todas as universidades em contratos vigentes com a UEM, acesse aqui. A UEM contém acordos de cooperação com universidades de mais de 20 países entre eles México, Bélgica, Canadá, Portugal e Itália.


Professores e servidores técnicos administrativos podem solicitar a abertura de convênios com universidades estrangeiras desde que haja uma ação específica relacionada a esse pedido, como uma mobilidade acadêmica. Alunos não podem intermediar os acordos de cooperação entre as universidades, porém, se a universidade estrangeira que o aluno tem interesse em estudar não estiver na lista de acordos vigentes, o aluno pode contatar o ECI para que eles possam iniciar um convênio com essa universidade. Esse processo pode levar um tempo e tudo depende se a universidade estrangeira terá interesse em aceitar os alunos oriundos da UEM.


Para participar do processo de mobilidade acadêmica outbound, o aluno deve se inscrever por meio do SISAV e ter a liberação do coordenador do curso. Os critérios de avaliação se resumem ao rendimento acadêmico do aluno, pontuação de certificados de cursos e eventos, e uma entrevista. Além disso, o aluno deve ter cursado no mínimo dois semestres. Ainda durante a inscrição, o aluno deve entregar os documentos exigidos e apresentar uma lista com três universidades estrangeiras em que gostaria de estudar e dependendo de sua classificação e número de vagas ofertadas, o aluno poderá ir para uma delas após receber a carta de aceite da universidade de destino. Juntamente com o(a) coordenador(a) do curso o discente define um plano de estudos a ser cumprido na universidade de destino, e no retorno existe um processo para validação das horas realizadas como disciplina equivalente ou atividades acadêmicas complementares (AAC).


O ECI mantém um edital contínuo, acesse aqui. As inscrições ocorrem entre os dias 1º e 10 dos meses pares (fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro). É dever do discente se informar sobre os processos e documentos exigidos pela universidade de destino e principalmente pela apresentação de certificados que comprovem a proficiência na língua do país de destino. No site do ECI existe uma lista com os nomes dos testes de proficiência que devem ser realizados e seus respectivos sites com mais informações, acesse aqui


A UEM não possui bolsas ou auxílios financeiros para alunos que irão realizar a mobilidade, porém existem diversas instituições internacionais e organizações governamentais que oferecem bolsas, e o ECI se certifica de informar os alunos sobre elas na sua conta do instagram. Os alunos também podem avisar ao ECI sobre a existência de bolsas para que eles possam divulgá-las.


Nesse período de pandemia em que se tornou difícil viajar e algumas universidades interromperam seus programas de mobilidade acadêmica internacional, a UEM aderiu também a modalidade de Internacionalização em casa onde o ECI promove os cursos e atividades relacionadas a idiomas e internacionalização como palestras e divulgação de vagas e bolsas.


No dia 21/06 às 19h40min (horário de Brasília) a professora Lilian Berdu, responsável pela mobilidade acadêmica no ECI realizará uma palestra sobre a mobilidade acadêmica na UEM, anote suas dúvidas! Você encontra o link de acesso da palestra aqui.


Para maiores informações acerca das atividades promovidas pelo ECI acesse o site aqui


Ficou com alguma dúvida? Contate setor de mobilidade: eci-mob@uem.br .


Agradecemos a ajuda dos professores Fabiano Burgo e Lilian Berdu que disponibilizaram seu tempo para colaborar com essa matéria e responder nossas dúvidas.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :