Edith Head e seu figurino em exposição no Museu de Imagem e Som (MIS) em São Paulo

By | sexta-feira, agosto 24, 2018 Leave a Comment

A exposição Hitchcock- Bastidores do Suspense disponibiliza uma parte para a maior referência quando se trata de figurinos para cinema. As criações de Edith Head (1897-1981) foi decisiva para construir o Glamour de grandes estrelas, vestindo e ajudando a eternizar atrizes como Audrey Hepburn, Elizabeth Taylor e Ingrid Bergman. Seu primeiro grande trabalho foi em Asas, de 1927, no qual vestiu Clara Bow, no auge da fama da atriz. A figurinista dizia que Hitchcock era seu diretor preferido, com que trabalhou em mais de dez filmes, no período em que ela foi chefe de departamento de figurinos dos grandes estúdios Paramount e depois Universal (MIS, 2018).
Um dos seus trabalhos mais consagrados e também seu filme favorito: Ladrão de Casaca (To Catch a Thief, 1955), o qual pôde vestir Grace Kelly com modelos que se tornariam icônicos.






























Figura 1 e 2: Croqui e vestido de Grace Kelly para o filme Ladrão de Casaca.

A figurinista percorria desde um casual conjunto blusa e saia para um simples piquenique até suntuosos vestidos formais de baile, os figurinos elaborados por Edith Head pontuam o desenvolvimento do filme, com seu ápice sendo marcado por um luxuoso vestido dourado (MIS, 2018).

Figura 3: Ambientação do seu ateliê, com fotos originais da figurinista.

As roupas criadas por ela também são determinantes para a construção das personagens femininas me Um corpo que cai (Vertigo, 1958) e Marnie, confissões de uma ladra (Marnie, 1964), sinalizando não só sua transformação externa, mas também psicológica e metafisicas (MIS, 2018).

Figura 4: looks da exposição

Figura 5: Pormenores dos bordados, luvas, bolsas.

É nos pequenos detalhes do vestuário que se percebe a genialidade das criações das roupas e croquis dos figurinos feitos por Edith Head. A exposição leva o observador para o mundo do suspense do diretor Alfred Hitchcock, de uma forma imersiva e interativa. Considerando ainda que a ambientação, fotos, manuscritos, storyboards, cartazes, é capaz de nos transportar a um verdadeiro set de filmagem. Incrível, vale a pena conferir!

Onde: Museu da Imagem e do Som (MIS-SP)
Quando: 13 de julho a 21 de outubro de 2018

Imagens: Professores Ronaldo Vasques e Fabrício Fortunato.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :