A tecnologia do Ioncell: o concorrente do Tencel!

By | quarta-feira, julho 26, 2017 Leave a Comment
DĂŞs de 2013 o Centro de Pesquisas TĂ©cnicas VTT e da Universidade Aalto na Finlândia,  estĂŁo desenvolvendo uma fibra semelhante ao Tencell, feita com celulose, e possuindo alta qualidade, produzido de forma mais ecolĂłgica.

A tecnologia pode ser utilizada em fibras a base de celulose (algodĂŁo, linho e viscose), mas  qualquer outro material  misturado com a celulose como poliĂ©ster ou acrĂ­lico poderĂŁo ser derretidos e reciclados para se tornarem objetos de compostos plásticos. Este processo Ă© feito por meio de um solvente iĂ´nico que ao extrair as molĂ©culas de celulose a transformam e fibras, para serem tecidas.




















A vantagem disso é que o Ioncell pode-se utilizar a polpa de madeira juntamente com tecidos de algodão velhos, papéis e outros derivados da celulose que antes seriam descartados, com isso haverá a diminuição da necessidade de matérias primas virgens, criando um impacto positivo no meio ambiente.




É necessário a conscientização e união de consumidores e industrias têxteis nas práticas de reciclagem e reaproveitamento de tecidos e materiais naturais, para que a tecnologia e criação do Ioncell seja bem sucedida.


E aĂ­ pessoal o que acharam? Comente!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :