O primeiro couro vegetal feito de UVA!

By | quarta-feira, maio 03, 2017 Leave a Comment
Não você não leu errado! Um produto têxtil que se deriva dos resíduos da produção do vinho, que é a grande novidade produzida na Itália, sendo um material que é totalmente natural, utilizando somente as peles, sementes, caules das uvas sendo resíduos da produção de vinho.

Este couro é produzido sem o uso de petróleo, sem o uso de substâncias poluentes, sem consumo de água e principalmente, sem matar algum animal. Além disso a matéria prima para produção do Wineleather é muito grande, a cada ano são produzidos 26 bilhões de litros de vinho, e com isso 7 milhões de toneladas de bagaço viram resíduo, mesmo sendo criado na Itália onde se produz 18% da produção de vinho mundial, a criação do Wineleahter pode ser uma boa opção para todas as vinícolas.

A melhor parte Ă© a sua produção, que nĂŁo tem origem animal, nĂŁo Ă© necessário utilizar a água que se utilizaria no tratamento do couro animal, Ă© livre dos ácidos e quĂ­micos que acabam contaminando o solo, a água e as pessoas envolvidas em seu tratamento. PorĂ©m o Wineleather se diferencia dos “couros veganos” ou “eco-couros” pois estes sĂŁo sintĂ©ticos e ainda Ă© necessário o uso de produtos quĂ­micos em seu tratamento.



























O produto foi criado por Gianpiero Tessitore, fundador da Vegea Ltd, que em seu estudo para a criação do Wineleather identificou as fibras contidas na pele e semente das uvas podendo ser uma maneira muito fácil de criar um couro 100% vegetal ainda que visasse os princĂ­pios da sustentabilidade, Ă©tica, proteção da saĂşde dos trabalhadores e consumidores. 

O resultado, um produto inovador que possui todos estes benefĂ­cios ambientais e que ainda fosse adaptável, com as mesmas caracterĂ­sticas mecânicas, estĂ©ticas e sensoriais de um couro de animal, ainda que nĂŁo necessita o tingimento permanecendo em sua coloração de origem. Sendo assim foi recentemente premiado de iniciativa global o Change Awards da H&M. 






















Muito bom não é? Além de lindo é sustentável!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :