É evidente o crescente número de marcas que pensam e priorizam as práticas éticas aplicadas nos seus processos. Mas um segmento está se destacando de forma considerável: o de produtos de moda feitos com cânhamo, conhecido também como cannabis sativa, mas conhecido no mundo da moda por hemp. Isso não é novidade, mas vale ressaltar que essas marcas criam peças em processos artesanais e naturais e a maioria tem selo fair trade (comércio justo).
Resumidamente, quais são os benefícios dessa fibra? começando pelo plantio: o cânhamo pode ser criado de forma orgânica em qualquer solo, sem a necessidade de produtos tóxicos para prosperar. A planta ainda possui um sistema natural que evita a erosão do solo e seu cultivo gera um ciclo mais sustentável para as pessoas e para o planeta! Comparando com a madeira, que pode levar 20 anos pra crescer, a fibra de hemp pode ser colhida após três meses depois do seu plantio e pode ser aplicada na produção de roupas, remédios, Cosméticos , etc.
A fibra é biodegradável é considerada uma das mais fortes e duráveis entre as fibras têxteis naturais, proporcionando uma performance superior à do algodão. A fibra hemp apresenta poder isolante mais eficaz, ou seja, mantém mais quente no inverno e mais fresco no verão, além de bloquear os raios ultravioleta de forma mais eficiente. Mesmo a fibra sendo áspera, com os avanços tecnológicos aprimoraram e deixaram a mais macia e fina.
0 comentários :