O Loudel de D. João I

By | terça-feira, maio 24, 2016 2 comments
No Museu Alberto Sampaio, em Guimarães, podem ser encontradas diversas relíquias relacionadas à história da nossa civilização. O museu foi criado em 1928 para que se tornasse um acervo de resquícios de instituições religiosas extintas, pertences ao Estado. Dentre as atrações mais visitadas e procuradas está o loudel, uma vestimenta muito antiga que era utilizada por militares na antiguidade para protegerem-se de golpes de espadas durante as guerras.

Museu Alberto Sampaio

Datado do século XIV , o loudel pertencente a D. João I, foi utilizado na Batalha de Aljubarrota no dia 14 de Agosto de 1385. Era feito de lã, linho, seda e fios de ouro, e possuía 98 cm de altura e la 91 cm de largura; constituía-se por inúmeras camadas de linho acolchoado com lã, e revestido por bordados realizados em um tecido verde. A vestimenta real foi uma forma de agradecimento à Santa Maria de Oliveira que o ajudou a vencer a batalha.

O professor Ronaldo Vasques da nossa universidade, que está morando em Portugal, teve o privilégio de visitar o museu e nos trazer imagens reais da vestimenta. Por motivos de segurança do local, a dificuldade para tirar fotos é grande, porém trouxemos algumas para vocês..

Loudel

 Além disso, o professor deixa um recadinho dando sua opinião em relação à sua visita: "Como Engenheiro Têxtil, visitar e ver este Loudel de D. João I, no Museu Alberto Sampaio, datado do último quartel do século XIV e pensar na preservação de fibras como, LINHO, LÃ e SEDA , é no mínimo singular e ainda observar os pormenores dos bordados com fios de ouro, é no mínimo, empolgante,comovente, emocionante, impressionante, tocante... É, não cabe mais sinonimos, os têxteis são na verdade contadores de histórias." ( professor Ronaldo Salvador Vasques, primavera/Abril 2016).
A Tecidoteca agradece a contribuição e deseja boa sorte ao professor Ronaldo!
Gostaram? Comentem o que acharam do nosso post e não deixem de curtir nossa página no Facebook!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

2 comentários :