Dica para as férias: The True Cost

By | segunda-feira, março 07, 2016 Leave a Comment
Vemos, cada vez com mais frequência, diversas publicações e discussões acerca do consumo consciente em relação aos produtos de moda. 
Onde e em que condições são produzidas as roupas que compramos? E de onde vem as matérias-primas para tal produção? Qual a quantidade de água e energia gastas para esses processos? O que pagamos por cada peça é realmente justo? E o lixo produzido tanto na confecção das roupas, quanto por nós consumidores, que enjoamos ou desgastamos os produtos cada vez mais rápido, para onde vai? 
Assim, percebemos que são diversas as questões que envolvem uma produção justa, um trabalho digno, e um consumo consciente por parte de nós.

E para que comecemos a refletir um pouco mais a fundo sobre o assunto, a Tecidoteca traz uma dica de documentário para as férias: The True Cost!



O documentário, dirigido por Andrew Morgan, retrata o que realmente ocorre por trás da produção de artigos do vestuário, mostrando a que condições são submetidas muitas das pessoas envolvidas nessa produção, além de relatar os diversos impactos e riscos que o consumo exacerbado oferece às pessoas e ao ambiente. 
Segundo Morgan, a iniciativa de gravar o filme surgiu com a tragédia no Rana Plaza, em Bangladesh, no ano de 2013, em que mais de 1000 trabalhadores do setor do vestuário morreram com o desabamento do prédio, que já se encontrava em condições precárias.
A partir disso, o diretor resolveu tomar alguma atitude, inciando assim, a gravação de diversas visitas à fábricas da indústria da moda, principalmente localizadas em Bangladesh, Índia e Camboja, e de depoimentos desses trabalhadores, assim como de personalidades como Stella McCartney, Livia Firth e Vandava Shiva.
Além disso, são destacados outros problemas, como a produção de algodão, que já foi tratada aqui na Tecidoteca; a população que sofre com o curtimento do couro; as pilhas de lixo têxtil que são jogadas nos países mais pobres; e consequentemente, a poluição do meio ambiente e os problemas de saúde relacionados a tal.
Entretanto, o interessante do documentário é que Andrew não aponta somente os problemas e as trágicas situações que envolvem esse setor, mas também soluções para amenizar essa realidade, como por exemplo, as iniciativas da marca Patagonia, que utiliza meios sustentáveis para a produção de seus artigos.


Ficaram instigados a assistir? Não deixem de nos contarem o que acharam e o que tiraram de mais interessante do documentário!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :