Prof. Ronaldo Vasques visita Exposição "Bordado de Castelo Branco", em Guimarães

By | quinta-feira, janeiro 28, 2016 Leave a Comment
O Prof. Ms. Ronaldo Salvador Vasques do curso de Moda UEM, e coordenador do Projeto de Extensão Tecidoteca esteve presente na abertura da Exposição: "Bordado de Castelo Branco", no dia 21 deste mês, no Museu de Alberto Sampaio, na cidade de Guimarães, em Portugal.


A mostra, resultante de um projeto da Câmara Municipal de Castelo Branco, apresenta colchas com Bordado Castelo Branco, com exemplares muito antigos, presumivelmente dos finais do século XVIII. 
De grande valor histórico português, esse bordado é identificado pelas várias formas de inserções de cores de fios de seda naturais, utilizados na sua construção das respectivas colchas, com origem provavelmente no início do século XVII, mas que foi disseminado somente no final no século XIX, início do século XX, ficando conhecido como “O Bordado de Castelo Branco”, e se tornando, posteriormente, um item importante para o espólio do município.

"O Bordado de Castelo Branco é hoje reconhecido como um elemento patrimonial de relevo da nossa identidade cultural" (Comissariado, agosto de 2015).



No contexto têxtil o bordado se apropria de técnicas Indiana e Chinesa, aliadas à tradição de artes decorativas europeias e portuguesas. A produção de tais artigos é totalmente minuciosa e delicada, sendo realizada em um batedor com fios de seda "frouxos", isto é, fios que sofrem fraca torção, portanto, são facilmente desfeitos.
Tela de bastidor horizontal: utilizado para inserção do fio de seda no tecido de linho (pode ser em tons escuros - cru ou branqueado), onde ocorre a fraca torção do fio natural de seda manualmente.


Os motivos dos desenhos são diversos, tais como: águia bicéfala, pássaros pousando sobre ramo, árvore da vida, folhas, entre outros.








































Linha artesanal bordado em seda natural início do século XVIII. Colcha de castelo branco com motivo de pássaro pousado sobre o ramo, inscrito num centro oval com moldura azul e branca com dois concheados e dois florões. Um tronco de ramos verdes irradiantes, formam uma tripa cercadura que envolve o centro e irradia por todo o campo. Apresenta flores espalhadas pelo campo e um florão em cada canto. 

O que vocês acharam do nosso post diretamente de Portugal? E sobre a exposição, e os bordados históricos?


Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :