Oscar 2016: os indicados na categoria de melhor figurino

By | quinta-feira, janeiro 21, 2016 Leave a Comment
A temporada de premiações está no ar e a mais importante e aguardada delas, o Oscar, que está na sua 88ª edição, acontece na noite de domingo, 28 de fevereiro. Neste ano, filmes como A Garota Dinamarquesa e O Regresso despontam na lista dos que receberam mais indicações em diferentes categorias.

Os indicados foram divulgados no Ăşltimo dia 14 e, com eles, ficamos sabendo quais foram os grandes destaques na categoria de melhor figurino. Cada um deles tĂŞm um papel essencial  na construção de um filme, seja para contextualizar um perĂ­odo ou para conferir determinado mood Ă  produção. Confira abaixo os indicados!

Carol

O filme, que se passa na Nova York dos anos 1950, possui um figurino que está em transição, principalmente de silhuetas, ano marcado pelo "New Look" de Christian Dior. A figurinista, Sandy Powell, retrata o glamour da época em tecidos nobres, como o cashmere, a seda e o cetim, e com casacos de pele, usados pela personagem de Cate Blanchett, que dá o nome ao filme. Já Therese, personagem de Rooney Mara, possui ar jovial e intelectual, que questiona o conservadorismo da sociedade da época, devido ao romance homossexual das duas personagens.


Cinderela

Sandy Powell, novamente, mostra que o figurino pode mudar uma produção! A figurinista teve a tarefa de atualizar as roupas de personagens tĂŁo clássicas como a princesa, sua madrasta e a madrinha, trazendo ares de glamour ao vestido da personagem principal, porĂ©m pincelando caracterĂ­sticas de roupas do sĂ©culo XIX em vestes como as da madrasta, que tambĂ©m foram inspiradas pelas divas da era de ouro hollywoodiana, como Joan Crawford, e de suas filhas, exageradas e com abuso de cores,  dando um ar menos fantasioso ao filme.




Mad Max: Estrada da FĂşria

Em um universo pós-apocalíptico, cotrolado por um ditador e com escasses de recursos, em que o filme é retratado, esperam-se visuais destruídos, e nisso o filme não deixa a desejar! Produzidos basicamente com algodão e couro, com pegada utilitária e composto basicamente de camisetas e calças em cores neutras, os visuais são complementados pelos acessórios, como cintos e mochilas. As ombreiras e armaduras, inspiradas pelo visual de Mel Gibson no filme original, são de cores contrastantes, junto com a máscara usada pelos personagens.


A Garota Dinamarquesa

A histĂłria da primeira pessoa a fazer uma cirurgia de mudança de sexo, que foi muito aclamada, nĂŁo poderia possuir figurino simples que passasse Ă  vista, sem ser notado. O seu tom delicado exigiu tanto peças masculinas quanto femininas. Ambientado nos loucos anos de 1920, os vestidos trazem detalhes em renda e pelos, bem como a silhueta fluida da Ă©poca, e foram inspirados em nomes como Paul Poiret, Jeanne Lanvin e Gabrielle Chanel. Para fazer uma sutil representação de que a personagem masculina sempre se sentiu presa no seu corpo, querendo se libertar, o figurinista deu uma silhueta ajustada as roupas, remetendo a uma prisĂŁo, com colarinhos duros e justos, alĂ©m de tecidos pesados  e rĂ­gidos e, quando o homem assume sua versĂŁo feminina, há a liberdade nos tecidos e nas cores.











O Regresso

Líder de indicações da premiação, o filme, que conta a história de um caçador, interpretado por Leonardo DiCaprio que, explorando o Oeste com um amigo, é traído por este e acaba sozinho e sem suprimentos para se manter na natureza selvagem. O figurino procura retratar as dificuldades passadas pelo personagem principal, ou seja, ao passo em que ele fica cada vez mais expostos às intempéries e dificuldades, suas roupas ficam mais gastas, sujas e estragadas. Os personagens são vistos com grandes casacos e peles, tons escuros, materiais pesados e muitas sobreposições e, para complementam, acessórios rústicos e bolsas transversais em couro.

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :