O fantástico mundo de Iris Van Herpen ganha exposição em Atlanta

By | domingo, novembro 15, 2015 Leave a Comment
A designer Iris Van Herpen faz uma alta costura que ultrapassa os limites entre  tecnologia, estilo, ciência e arte. Com uma produção que pode ser considerada conceitual, a holandesa - que chegou a ser estagiária de Alexander McQueen - desfila suas obras na Paris Fashion Week desde 2011, abusando da experimentação e da criatividade. 

A novidade, é que 45 de seus itens estão na exibição "Iris Van Herpen: Transforming Fashion" no High Museum of Art, em Atlanta. A exposição começou no dia 07 de novembro, contanto com três peças de cada uma de suas 15 coleções de alta-costura, de 2008 à 2015, dispostas em ordem cronológica ao longo de várias galerias.

Os trabalhos de Herpen são inovadores! Suas "esculturas" de moda, como podemos chamá-las, já trouxeram para as passarelas algumas das tecnologias mais quentes do mundo fashion, como as impressões em 3D (coleção Escapismo, ainda em 2011), e materiais um tanto quanto inusitados, como os vestidos criados com materiais magnético (coleção Deserto encanado, de 2013), os quais tiveram suas formas geradas pela atração e repulsão; além de look de acrílico, plástico e até metal. 

Mas, se você acha que suas criações são friamente tecnológicas, engana-se! Van Herpen une todo esse futurismo ao lado tradicional do artesanato e das costuras feitas à mão. 

"Muitas vezes, todas estas coisas são realmente vistas no sentido oposto; por exemplo, uma peça de vestuário impressa 3-D pode parecer um vestido de rendas artesanais, e um vestido muito futurista pode ser totalmente artesanal. Costumo brincar com esses estereótipos que as pessoas têm em mente sobre artesanato e tecnologia. Eu acho que como um designer ou como um artista, se você tem controle total sobre o seu material ou a sua técnica, você pode ir a qualquer lugar, e isso é o que eu realmente estou tentando pesquisar dentro do meu trabalho. Eu estou realmente tentando despir essas idéias pré-fabricadas que as pessoas têm sobre a tecnologia, artesanato e materiais ", explica Van Herpen para a Vogue.com 

Escapismo, PFW Spring/Summer 2011 - Impressão em 3D.
Deserto Encantado, PFW  Autumn/Winter 2013 - Vestido magnético.

Cambalhotas, PFW Autumn/Winter 2011.

Cristalização,  PFW  Spring Summer 2010 - Vestido água.

Cambalhotas, PFW Autumn/Winter 2011.

Cambalhotas, PFW Autumn/Winter 2011.

Escapismo, PFW Spring Summer 2011 - Impressão em 3D.

A exposição ficará aberta até 15 de maio de 2016. Para quem não vai estar nos EUA para dar uma passadinha por lá, vale à pena dar uma pesquisada nos trabalhos de Herpen, podem ser uma grande inspiração para novos criadores!
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários :