A Pantone elegeu como a cor da estação o Rosa Quartzo, porém, o rosa que vemos nas ruas nos últimos dias agrega um significado muito mais importante do que somente ser a cor da temporada. É o mês do Outubro Rosa e a Tecidoteca não poderia ficar de fora dessa campanha!
É um dos tipos de câncer que mais atinge mulheres em todo o Brasil e no mundo, sendo a principal causa de morte entre o sexo feminino no planeta, com cerca de 520 mil mortes por ano, principalmente nos paĂses em desenvolvimento, como Ă© o caso do Brasil. Entretanto, nĂŁo pode-se esquecer a possibilidade de atingir o sexo masculino, os quais representam 1% do total de casos da doença.
Em nosso paĂs o nĂşmero de mortes que resultam da doença nĂŁo se reduz, visto que, na maioria das vezes, o câncer Ă© diagnosticado em nĂveis mais avançados.
O Outubro Rosa é um movimento que nasceu na década de 1990, nos Estados Unidos e objetiva estimular a participação da população no controle do câncer de mama, compartilhando informações e conscientizando sobre a detecção precoce.
Ao detectar o câncer em fases iniciais aumenta-se as chances de tratamento e cura, e por esse motivo é tão importante que todas as mulheres, independente da idade conheçam seu corpo e suas mamas.
O auto-exame, a partir dos 20 anos de idade deve ser realizado uma vez ao mĂŞs, preferencialmente entre 7 a 10 dias apĂłs a menstruação, quando as mamas estĂŁo menos sensĂveis. Para mulheres que estejam amamentando, ele deve ser realizado apĂłs a amamentação, quando os seios forem esvaziados, sempre no mesmo dia e no mesmo horário; e, quando na menopausa, a mulher deve realizar o auto-exame todos os meses, sempre no mesmo dia.
Vamos todos fazer parte desse movimento que tem tamanha importância na promoção da conscientização sobre esse câncer que atinge tantas mulheres. Aproveite o mês de Outubro para usar a cor rosa e disseminar essas informações, além de fazer seu auto-exame, é rapidinho e todos que te querem bem agradecem!
Você encontra mais informações sobre o câncer de mama nos sites Outubro Rosa e INCA.
0 comentários :